https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18185
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diegodesouzamoreira.pdf | PDF/A | 7.01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Paulo Henrique Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2655731981867549 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Helena Rivelli de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5310788885878486 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Dias Júnior, José Jorge Lima | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8140744403098464 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Palomar, Francisco Javier Diez | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Moreira, Diego de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8827891582375427 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:05:39Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13 | - |
dc.date.available | 2025-02-13T12:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18185 | - |
dc.description.abstract | The research developed in this doctoral thesis has as its central theme the use of digital technological tools by adolescents in elementary education. The main objective of this work is to understand how students use technological tools, such as computers, notebooks and, especially, smartphones, and what are the implications of time spent on digital devices (especially on social media) in the lives and learning of students between 14 and 16 years old. As a methodology, two forms of data collection were used in two basic education schools, with different social realities, in the city of Juiz de Fora-MG: online form and text productions. . To analyze and discuss what these students think about technology and its consequences, we used the IRAMuTeq software and theories linked to content analysis in order to trace the frequencies of occurrences in word clouds and similarity analysis. The results obtained in both analyses demonstrate that i) students from both schools consume, in a very similar way, applications and digital tools through their smartphones, as well as have similar usage times; ii) the groups of students from the two schools have different understandings of technology, its importance and, mainly, its consequences. These data reinforce the importance and need for schools to develop digital and critical literacy projects on the use of digital tools in a computerized world immersed in informational entropy. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolvida nesta tese de doutoramento tem como tema central o uso de ferramentas tecnológicas digitais por adolescentes da educação básica. O objetivo principal deste trabalho é conhecer como estudantes utilizam ferramentas tecnológicas, como computadores, notebooks e, em especial os smartphones, e quais as implicações do tempo nos dispositivos digitais (em especial nas mídias de redes sociais) na vida e no aprendizado de estudantes entre 14 e 16 anos. Como metodologia, foram utilizadas duas formas de coletas de dados em duas escolas de educação básica, de realidades sociais diferentes, na cidade de Juiz de Fora-MG: formulário online e produções de texto. . Para analisar e discutir o que esses estudantes pensam sobre a tecnologia e suas consequências, utilizamos o software IRAMuTeq e as teorias vinculadas à análise de conteúdo com o intuito de traçar as frequências de ocorrências em nuvens de palavras e em análise de similitudes. Os resultados obtidos nas duas análises demonstram que i) os estudantes das duas escolas consomem, de forma muito semelhante, os aplicativos e as ferramentas digitais por meio de seus smartphones, assim como possuem tempos de uso parecidos; ii) os grupos de estudantes das duas escolas têm compreensões distintas sobre a tecnologia, sua importância e, principalmente, suas consequências. Esses dados reforçam a importância e a necessidade das escolas desenvolverem projetos de letramento digital e crítico sobre o uso das ferramentas digitais diante de um mundo informatizado e imerso na entropia informacional | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | IRAMuTeq | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Social media | pt_BR |
dc.subject | Content analysis | pt_BR |
dc.subject | IRAMuTeq | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O mundo através da tela - estudantes da educação básica na era da entropia informacional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License