Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18185
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diegodesouzamoreira.pdfPDF/A7.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310788885878486pt_BR
dc.contributor.referee4Dias Júnior, José Jorge Lima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140744403098464pt_BR
dc.contributor.referee5Palomar, Francisco Javier Diez-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMoreira, Diego de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827891582375427pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T12:05:39Z-
dc.date.available2025-02-13-
dc.date.available2025-02-13T12:05:39Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18185-
dc.description.abstractThe research developed in this doctoral thesis has as its central theme the use of digital technological tools by adolescents in elementary education. The main objective of this work is to understand how students use technological tools, such as computers, notebooks and, especially, smartphones, and what are the implications of time spent on digital devices (especially on social media) in the lives and learning of students between 14 and 16 years old. As a methodology, two forms of data collection were used in two basic education schools, with different social realities, in the city of Juiz de Fora-MG: online form and text productions. . To analyze and discuss what these students think about technology and its consequences, we used the IRAMuTeq software and theories linked to content analysis in order to trace the frequencies of occurrences in word clouds and similarity analysis. The results obtained in both analyses demonstrate that i) students from both schools consume, in a very similar way, applications and digital tools through their smartphones, as well as have similar usage times; ii) the groups of students from the two schools have different understandings of technology, its importance and, mainly, its consequences. These data reinforce the importance and need for schools to develop digital and critical literacy projects on the use of digital tools in a computerized world immersed in informational entropy.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida nesta tese de doutoramento tem como tema central o uso de ferramentas tecnológicas digitais por adolescentes da educação básica. O objetivo principal deste trabalho é conhecer como estudantes utilizam ferramentas tecnológicas, como computadores, notebooks e, em especial os smartphones, e quais as implicações do tempo nos dispositivos digitais (em especial nas mídias de redes sociais) na vida e no aprendizado de estudantes entre 14 e 16 anos. Como metodologia, foram utilizadas duas formas de coletas de dados em duas escolas de educação básica, de realidades sociais diferentes, na cidade de Juiz de Fora-MG: formulário online e produções de texto. . Para analisar e discutir o que esses estudantes pensam sobre a tecnologia e suas consequências, utilizamos o software IRAMuTeq e as teorias vinculadas à análise de conteúdo com o intuito de traçar as frequências de ocorrências em nuvens de palavras e em análise de similitudes. Os resultados obtidos nas duas análises demonstram que i) os estudantes das duas escolas consomem, de forma muito semelhante, os aplicativos e as ferramentas digitais por meio de seus smartphones, assim como possuem tempos de uso parecidos; ii) os grupos de estudantes das duas escolas têm compreensões distintas sobre a tecnologia, sua importância e, principalmente, suas consequências. Esses dados reforçam a importância e a necessidade das escolas desenvolverem projetos de letramento digital e crítico sobre o uso das ferramentas digitais diante de um mundo informatizado e imerso na entropia informacionalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectIRAMuTeqpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectIRAMuTeqpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO mundo através da tela - estudantes da educação básica na era da entropia informacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons