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Tipo: Dissertação
Título: Currículo e construção do conhecimento musical na Coleção Conectados – Arte
Autor(es): Pereira, Silvana de Souza
Primeiro Orientador: Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Rassian, Manoél Câmara
Resumo: A Educação Musical enquanto campo de conhecimento vem buscando cada vez mais espaços nos lugares que engendram saber. Sob esse contexto, emergem as seguintes indagações: No âmbito do Ensino Fundamental I, qual é o conteúdo musical que deve ser ministrado? Em se tratando de música, o que se deve ensinar? Habitando o cerne dessas questões a presente pesquisa se debruça sobre uma análise qualitativa acerca dos conhecimentos musicais que são abordados na Coleção “Conectados – Arte”, adotada por uma Escola da rede Federal de Ensino Fundamental para o ensino do componente curricular Arte. Primeiramente, a partir dos processos de codificação propostos por Charmaz, buscamos identificar o currículo de música apresentado aos professores na Coleção, analisando a forma como os conhecimentos estão dispostos no âmbito de cada volume e entre eles. Em seguida, utilizamos o conceito de gravidade semântica, da dimensão Semântica da Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT), para revelar os movimentos de transição entre o contato direto com música e as conversas sobre música, apresentando possibilidades de intervenção do professor em direção a uma educação musical abrangente. Nesse contexto, estamos partindo da compreensão de que, nos livros didáticos, há uma seleção e um sequenciamento do conhecimento musical que é apresentado aos professores. Espera-se contribuir para o aprimoramento da produção de livros didáticos de Arte no Brasil, especialmente no que se refere à música. Os resultados revelam uma fragmentação na abordagem dos conhecimentos musicais, muito ligadaà perspectiva interdisciplinar assumida pela Coleção no que se refere às linguagens artísticas. Além disso, as atividades propostas no campo da música carecem de orientações mais detalhadas aos professores e estudantes de forma a possibilitar maior contato direto com a música e maior conexão e,consequentemente, a consolidação do trabalho com os conceitos abordados. Dessa forma, o professor especialista (com formação musical) utilizará o livro apenas como um possível recurso, dentre vários outros, selecionando os trechos a serem trabalhados e potencializando-os de forma a integrar de maneira mais efetiva as atividades de criação, apreciação e performance.
Abstract: Music Education, as a field of knowledge, has increasingly sought to occupy spaces that generateknowledge. Within this context, the following questions arise: In the context of Elementary Education I, what musical content should be taught? Regarding music, what specifically should be included in the curriculum? Addressing these core inquiries, this research conducts a qualitative analysis of the musical knowledge presented in the "Connected – Art" collection, adopted by a Federal Elementary School for teaching the curricular component of Art. Initially, utilizing the coding processes proposed by Charmaz, we sought to identify the music curriculum offered to teachers through this collection, analyzing how the contents are structured within and across volumes. Furthermore, applying the concept of semantic gravity within the Semantic Dimension of the Theory of Legitimation Codes (LCT), we examined the transitions between direct engagement with music and discussions about music, highlighting opportunities for teachers to intervene in promoting a more comprehensive music education. In this framework, we recognize that textbooks involve the selection and sequencing of musical knowledge provided to educators. This study aspires to contribute to improving the production ofArt textbooks in Brazil, especially concerning music. The findings indicate fragmentation in the approach to musical knowledge, closely aligned with the interdisciplinary perspective adopted by the collection regarding artistic languages. Additionally, the activities proposed in the music domain lack detailed guidance for teachers and students, hindering the development of deeper engagement with music. This, in turn, limits the possibility of fostering a stronger connection withmusic and consolidating the teaching of music education in schools.Thus, an Arts Education specialist (with a background in music) will utilize textbooks not as an isolated tool but as one of several resources, selecting those that best support the enhancementof creative, interpretive, and performancerelated practices. This approach ensures a more effective intervention in musical activities.
Palavras-chave: Livro didático
Música
Currículo
Conhecimento musical
Textbook
Music
Curriculum
Musical knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18176
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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