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dc.contributor.advisor1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498204826579831pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Francione Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6262224578426097pt_BR
dc.contributor.referee2Rassian, Manoél Câmara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorPereira, Silvana de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T11:22:36Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T11:22:36Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18176-
dc.description.abstractMusic Education, as a field of knowledge, has increasingly sought to occupy spaces that generateknowledge. Within this context, the following questions arise: In the context of Elementary Education I, what musical content should be taught? Regarding music, what specifically should be included in the curriculum? Addressing these core inquiries, this research conducts a qualitative analysis of the musical knowledge presented in the "Connected – Art" collection, adopted by a Federal Elementary School for teaching the curricular component of Art. Initially, utilizing the coding processes proposed by Charmaz, we sought to identify the music curriculum offered to teachers through this collection, analyzing how the contents are structured within and across volumes. Furthermore, applying the concept of semantic gravity within the Semantic Dimension of the Theory of Legitimation Codes (LCT), we examined the transitions between direct engagement with music and discussions about music, highlighting opportunities for teachers to intervene in promoting a more comprehensive music education. In this framework, we recognize that textbooks involve the selection and sequencing of musical knowledge provided to educators. This study aspires to contribute to improving the production ofArt textbooks in Brazil, especially concerning music. The findings indicate fragmentation in the approach to musical knowledge, closely aligned with the interdisciplinary perspective adopted by the collection regarding artistic languages. Additionally, the activities proposed in the music domain lack detailed guidance for teachers and students, hindering the development of deeper engagement with music. This, in turn, limits the possibility of fostering a stronger connection withmusic and consolidating the teaching of music education in schools.Thus, an Arts Education specialist (with a background in music) will utilize textbooks not as an isolated tool but as one of several resources, selecting those that best support the enhancementof creative, interpretive, and performancerelated practices. This approach ensures a more effective intervention in musical activities.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Musical enquanto campo de conhecimento vem buscando cada vez mais espaços nos lugares que engendram saber. Sob esse contexto, emergem as seguintes indagações: No âmbito do Ensino Fundamental I, qual é o conteúdo musical que deve ser ministrado? Em se tratando de música, o que se deve ensinar? Habitando o cerne dessas questões a presente pesquisa se debruça sobre uma análise qualitativa acerca dos conhecimentos musicais que são abordados na Coleção “Conectados – Arte”, adotada por uma Escola da rede Federal de Ensino Fundamental para o ensino do componente curricular Arte. Primeiramente, a partir dos processos de codificação propostos por Charmaz, buscamos identificar o currículo de música apresentado aos professores na Coleção, analisando a forma como os conhecimentos estão dispostos no âmbito de cada volume e entre eles. Em seguida, utilizamos o conceito de gravidade semântica, da dimensão Semântica da Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT), para revelar os movimentos de transição entre o contato direto com música e as conversas sobre música, apresentando possibilidades de intervenção do professor em direção a uma educação musical abrangente. Nesse contexto, estamos partindo da compreensão de que, nos livros didáticos, há uma seleção e um sequenciamento do conhecimento musical que é apresentado aos professores. Espera-se contribuir para o aprimoramento da produção de livros didáticos de Arte no Brasil, especialmente no que se refere à música. Os resultados revelam uma fragmentação na abordagem dos conhecimentos musicais, muito ligadaà perspectiva interdisciplinar assumida pela Coleção no que se refere às linguagens artísticas. Além disso, as atividades propostas no campo da música carecem de orientações mais detalhadas aos professores e estudantes de forma a possibilitar maior contato direto com a música e maior conexão e,consequentemente, a consolidação do trabalho com os conceitos abordados. Dessa forma, o professor especialista (com formação musical) utilizará o livro apenas como um possível recurso, dentre vários outros, selecionando os trechos a serem trabalhados e potencializando-os de forma a integrar de maneira mais efetiva as atividades de criação, apreciação e performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectConhecimento musicalpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectMusical knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCurrículo e construção do conhecimento musical na Coleção Conectados – Artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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