Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18163
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tiagodeoliveira.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tiagodeoliveira-produtoeducacional.pdf483.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de variáveis complexas na licenciatura em matemática: o caso das funções complexas
Autor(es): Oliveira, Tiago de
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Chaves, Rodolfo
Membro da banca: Oliveira, Viviane Cristina Almada de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino de funções complexas em disciplinas cuja ementa trate do tema variáveis complexas, como parte do processo de formação de estudantes de uma Licenciatura em Matemática no projeto de educá-los matematicamente. A investigação foi fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos, que compartilha ideias com a Teoria histórico-cultural, em particular, com Vigotski e Leontiev. Enquanto projeto de pesquisa, caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que será desenvolvida uma pesquisa de campo. Enquanto projeto de desenvolvimento foi produzido um produto educacional constituído por uma sequência didática, composto por fichas de trabalho, para uso nas salas de aula no ensino superior.
Abstract: The present research aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced, for the teaching of complex functions in courses whose syllabus addresses the topic of complex variables, as part of the process of training students in a Mathematics Teaching Degree with the goal of educating them mathematically. The investigation was theoretically grounded in the Model of Semantic Fields, which shares ideas with the cultural-historical theory, particularly with Vygotsky and Leontiev. As a research project, it is characterized as a qualitative research approach in which field research will be developed. As a development project, an educational product was produced consisting of a didactic sequence, composed of worksheets, for use in higher education classrooms.
Palavras-chave: Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Variáveis complexas
Ensino e aprendizagem
Funções complexas
Mathematics education
Model of semantic fields
Complex variables
Teaching and learning
Complex functions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18163
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons