Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18163
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tiagodeoliveira.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
tiagodeoliveira-produtoeducacional.pdf483.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Rodolfo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Viviane Cristina Almada de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2888405693131286pt_BR
dc.creatorOliveira, Tiago de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T13:22:47Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-07T13:22:47Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18163-
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced, for the teaching of complex functions in courses whose syllabus addresses the topic of complex variables, as part of the process of training students in a Mathematics Teaching Degree with the goal of educating them mathematically. The investigation was theoretically grounded in the Model of Semantic Fields, which shares ideas with the cultural-historical theory, particularly with Vygotsky and Leontiev. As a research project, it is characterized as a qualitative research approach in which field research will be developed. As a development project, an educational product was produced consisting of a didactic sequence, composed of worksheets, for use in higher education classrooms.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino de funções complexas em disciplinas cuja ementa trate do tema variáveis complexas, como parte do processo de formação de estudantes de uma Licenciatura em Matemática no projeto de educá-los matematicamente. A investigação foi fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos, que compartilha ideias com a Teoria histórico-cultural, em particular, com Vigotski e Leontiev. Enquanto projeto de pesquisa, caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que será desenvolvida uma pesquisa de campo. Enquanto projeto de desenvolvimento foi produzido um produto educacional constituído por uma sequência didática, composto por fichas de trabalho, para uso nas salas de aula no ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectModelo dos campos semânticospt_BR
dc.subjectVariáveis complexaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFunções complexaspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectModel of semantic fieldspt_BR
dc.subjectComplex variablespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectComplex functionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO ensino de variáveis complexas na licenciatura em matemática: o caso das funções complexaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons