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Tipo: Dissertação
Título: Inclusão dos alunos surdos no ensino superior da Universidade Federal de Juiz de Fora: atuação do núcleo de acessibilidade para garantir a permanência desses estudantes
Autor(es): Souza, George Campanha de
Primeiro Orientador: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Batista, Rita de Cássia Félix
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analisa como os setores responsáveis por promover a acessibilidade aos alunos surdos, que ingressam no ensino superior da UFJF, têm atuado e garantido a permanência desses sujeitos na instituição. Para tanto, definiu-se como objetivo geral, analisar as ações promovidas pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF, para garantir a permanência e conclusão do ensino superior pelos estudantes surdos. O capítulo descritivo apresenta as evidências identificadas, fundamentadas em pesquisa qualitativa bibliográfica e documental, além de entrevistas in loco e emails. Para o capítulo analítico, realizou-se uma discussão teórica a respeito da inclusão e acessibilidade no ensino superior. Além disso, Gestão da Informação e do Conhecimento, fundamentada em pesquisa bibliográfica. Para enriquecer a análise qualitativa, foram realizadas entrevistas com alunas surdas da UFJF, cujas experiências proporcionaram uma visão aprofundada a respeito dos desafios que essas alunas enfrentaram na universidade. Com base nos dados coletados, foi possível elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE), que propõe estratégias para aprimorar o suporte institucional oferecido pelo NAI. Entre as propostas do PAE, destacam-se sistema de avaliação contínuas por meio do feedback, criação de um manual para professor com orientações e práticas de educação inclusiva de alunos. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora a UFJF tenha implementado ações importantes para a inclusão dos alunos surdos, ainda existem barreiras que comprometem a experiência acadêmica plena desses estudantes. Dessa forma, a pesquisa reforça a importância de uma abordagem integrada e colaborativa entre os setores da universidade para consolidar um ambiente acessível e inclusivo, capaz de oferecer igualdade de oportunidades e assegurar o sucesso dos estudantes surdos no ensino superior.
Abstract: This study, conducted within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analyzes how the sectors responsible for promoting accessibility for deaf students entering higher education at UFJF have acted to ensure their permanence in the institution. The main objective was to analyze the actions carried out by the Accessibility Support Center (NAI) at UFJF to ensure the permanence and graduation of deaf students in higher education. The descriptive chapter presents the evidence identified, based on qualitative bibliographic and documental research, as well as on-site interviews and emails. The analytical chapter included a theoretical discussion about inclusion and accessibility in higher education, supported by bibliographic research on Information and Knowledge Management. To enrich the qualitative analysis, interviews were conducted with deaf students at UFJF, providing an in-depth understanding of the challenges these students face in the university setting. Based on the collected data, an Educational Action Plan (PAE) was developed, suggesting strategies to enhance the institutional support offered by NAI. Among the proposals in the PAE are a continuous evaluation system through feedback and the creation of a manual for professors with guidelines and practices for inclusive education for deaf students. The results of the research indicate that, while UFJF has implemented significant actions to promote the inclusion of deaf students, barriers remain that hinder these students' full academic experience. Therefore, the study reinforces the importance of an integrated and collaborative approach among the university’s departments to establish an accessible and inclusive environment, ensuring equal opportunities and the academic success of deaf students in higher education.
Palavras-chave: Inclusão
Acessibilidade
Ensino superior
Gestão da informação
Núcleo de apoio à inclusão
Inclusion
Accessibility
Higher education
Information management
Accessibility support center
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18160
Data do documento: 8-Jan-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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