Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18160
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
georgecampanhadesouza.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692517096595833pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Rita de Cássia Félix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590561369456650pt_BR
dc.creatorSouza, George Campanha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652748373710590pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T13:18:33Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-07T13:18:33Z-
dc.date.issued2025-01-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18160-
dc.description.abstractThis study, conducted within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analyzes how the sectors responsible for promoting accessibility for deaf students entering higher education at UFJF have acted to ensure their permanence in the institution. The main objective was to analyze the actions carried out by the Accessibility Support Center (NAI) at UFJF to ensure the permanence and graduation of deaf students in higher education. The descriptive chapter presents the evidence identified, based on qualitative bibliographic and documental research, as well as on-site interviews and emails. The analytical chapter included a theoretical discussion about inclusion and accessibility in higher education, supported by bibliographic research on Information and Knowledge Management. To enrich the qualitative analysis, interviews were conducted with deaf students at UFJF, providing an in-depth understanding of the challenges these students face in the university setting. Based on the collected data, an Educational Action Plan (PAE) was developed, suggesting strategies to enhance the institutional support offered by NAI. Among the proposals in the PAE are a continuous evaluation system through feedback and the creation of a manual for professors with guidelines and practices for inclusive education for deaf students. The results of the research indicate that, while UFJF has implemented significant actions to promote the inclusion of deaf students, barriers remain that hinder these students' full academic experience. Therefore, the study reinforces the importance of an integrated and collaborative approach among the university’s departments to establish an accessible and inclusive environment, ensuring equal opportunities and the academic success of deaf students in higher education.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analisa como os setores responsáveis por promover a acessibilidade aos alunos surdos, que ingressam no ensino superior da UFJF, têm atuado e garantido a permanência desses sujeitos na instituição. Para tanto, definiu-se como objetivo geral, analisar as ações promovidas pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF, para garantir a permanência e conclusão do ensino superior pelos estudantes surdos. O capítulo descritivo apresenta as evidências identificadas, fundamentadas em pesquisa qualitativa bibliográfica e documental, além de entrevistas in loco e emails. Para o capítulo analítico, realizou-se uma discussão teórica a respeito da inclusão e acessibilidade no ensino superior. Além disso, Gestão da Informação e do Conhecimento, fundamentada em pesquisa bibliográfica. Para enriquecer a análise qualitativa, foram realizadas entrevistas com alunas surdas da UFJF, cujas experiências proporcionaram uma visão aprofundada a respeito dos desafios que essas alunas enfrentaram na universidade. Com base nos dados coletados, foi possível elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE), que propõe estratégias para aprimorar o suporte institucional oferecido pelo NAI. Entre as propostas do PAE, destacam-se sistema de avaliação contínuas por meio do feedback, criação de um manual para professor com orientações e práticas de educação inclusiva de alunos. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora a UFJF tenha implementado ações importantes para a inclusão dos alunos surdos, ainda existem barreiras que comprometem a experiência acadêmica plena desses estudantes. Dessa forma, a pesquisa reforça a importância de uma abordagem integrada e colaborativa entre os setores da universidade para consolidar um ambiente acessível e inclusivo, capaz de oferecer igualdade de oportunidades e assegurar o sucesso dos estudantes surdos no ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectNúcleo de apoio à inclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInformation managementpt_BR
dc.subjectAccessibility support centerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão dos alunos surdos no ensino superior da Universidade Federal de Juiz de Fora: atuação do núcleo de acessibilidade para garantir a permanência desses estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons