Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18101
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabianamuniz.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A reforma do ensino médio: desafios e entraves de implementação na Escola Estadual Francisco Escobar nos anos de 2022 e 2023
Autor(es): Muniz, Fabiana
Primeiro Orientador: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Membro da banca: Dutra, Rogéria Campos Almeida
Membro da banca: Canedo Junior, Neil da Rocha
Resumo: A presente dissertação apresenta um estudo sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as dificuldades encontradas pela equipe escolar no processo de adequação a esse novo modelo, com ênfase nos desafios enfrentados. A justificativa da pesquisa fundamentou-se na busca por uma melhor compreensão do contexto da prática da Reforma do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados primários em atas, relatórios e o plano de ação do Programa Jovem de Futuro. Este estudo fundamenta-se também em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando métodos de pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos docentes e da realização de entrevistas com especialistas e coordenadoras da escola em questão. No campo teórico, a pesquisa foi embasada pelos autores: Brooke e Rezende (2020), Lück (2006a; 2006b), Neubauer e Silveira (2009), Coelho e Linhares (2008) e Machado (2023) que trazem suas contribuições sobre gestão escolar; Vasconcellos (2002) foi a referência utilizada no eixo planejamento; Roldão e Almeida (2018) e Moreira (2007) discorrem sobre currículo; Buss (2016) sobre interdisciplinaridade e por fim, Marcelo Garcia (2009), Fusari (1992), Nóvoa (2009), Burgos (2012), Imbernón (2009) tratam sobre formação e desenvolvimento profissional. Através deste trabalho foram elaboradas, após todo o processo de análise das informações obtidas, propostas de ações voltadas à formação de professores, ao planejamento interdisciplinar e à gestão participativa, visando mitigar as dificuldades na implementação do Novo Ensino Médio, com aprimoramento e desenvolvimento da gestão escolar e pedagógica.
Abstract: This dissertation presents a study on the implementation process of the New High School Model in a state school in Minas Gerais, Brazil. The primary objective of this research was to understand the difficulties encountered by the school staff during the adaptation process to this new model, with an emphasis on the challenges faced. The justification for the research was based on the pursuit of a deeper understanding of the context surrounding the practical application of the High School Reform. The development of the study involved bibliographic research, the collection of primary data from meeting minutes, reports, and the action plan of the "Jovem de Futuro" Program. This study also employed a qualitative exploratory approach, utilizing field research methods through the application of questionnaires to teachers and conducting interviews with specialists and the school’s coordinators. The theoretical framework of this research was based on contributions from the following authors: Brooke and Rezende (2020), Lück (2006a; 2006b), Neubauer and Silveira (2009), Coelho and Linhares (2008), and Machado (2023), who address school management; Vasconcellos (2002) was referenced for the planning axis; Roldão and Almeida (2018) and Moreira (2007) discuss curriculum; Buss (2016) addresses interdisciplinarity; and, finally, Marcelo Garcia (2009), Fusari (1992), Nóvoa (2009), Burgos (2012), and Imbernón (2009) explore teacher training and professional development. Based on the analysis of the data obtained, this study proposed actions aimed at teacher training, interdisciplinary planning, and participatory management, seeking to mitigate the difficulties in implementing the New High School Model while enhancing and advancing school and pedagogical management.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Gestão escolar
Gestão pedagógica
Formação docente
New secondary education
School management
Pedagogical management
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18101
Data do documento: 3-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons