Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18090
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thaysaadryeneteixeiradasilvarodrigues.pdf3.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
thaysaadryeneteixeiradasilvarodrigues-produtoeducacional.pdf8.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação financeira escolar: a proposta de um jogo de tomada de decisões financeiras
Autor(es): Rodrigues, Thaysa Adryene Teixeira da Silva
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Barbosa, Andréia Carvalho Maciel
Miembros Examinadores: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: A presente pesquisa que tem como objetivo investigar a produção de um jogo de tabuleiro, referenciado teoricamente, para estimular os estudantes no exercício de tomadas de decisões financeiras como parte de sua formação em Educação Financeira Escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que se desenvolveu uma pesquisa de campo com estudantes de uma escola pública da cidade de Bom Jardim de Minas. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos e a concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se em um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Médio.
Resumen : This study investigates the development of a theoretically grounded board game designed to foster financial decision-making skills among students as part of their Financial Education at School curriculum. Using a qualitative approach, the study involved field research conducted with public school students in Bom Jardim de Minas. The study is grounded in the Semantic Fields Model and builds on the Financial Education at School framework as proposed by Silva and Powell (2013). The resulting educational product of this research is a board game specifically designed for high school students.
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Jogo de tabuleiro
Tomada de decisões financeiras
Produção de significados
Mathematics education
Financial education at school
Board game
Financial decision-making
Meaning-making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18090
Fecha de publicación : 26-sep-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons