https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18090
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thaysaadryeneteixeiradasilvarodrigues.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | View/Open | |
thaysaadryeneteixeiradasilvarodrigues-produtoeducacional.pdf | 8.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205648131746032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Andréia Carvalho Maciel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1421271832898844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Chang Kuo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1862842899466487 | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Thaysa Adryene Teixeira da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1906900076334639 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T15:52:36Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28 | - |
dc.date.available | 2025-01-28T15:52:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18090 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the development of a theoretically grounded board game designed to foster financial decision-making skills among students as part of their Financial Education at School curriculum. Using a qualitative approach, the study involved field research conducted with public school students in Bom Jardim de Minas. The study is grounded in the Semantic Fields Model and builds on the Financial Education at School framework as proposed by Silva and Powell (2013). The resulting educational product of this research is a board game specifically designed for high school students. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa que tem como objetivo investigar a produção de um jogo de tabuleiro, referenciado teoricamente, para estimular os estudantes no exercício de tomadas de decisões financeiras como parte de sua formação em Educação Financeira Escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que se desenvolveu uma pesquisa de campo com estudantes de uma escola pública da cidade de Bom Jardim de Minas. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos e a concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se em um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisões financeiras | pt_BR |
dc.subject | Produção de significados | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Financial education at school | pt_BR |
dc.subject | Board game | pt_BR |
dc.subject | Financial decision-making | pt_BR |
dc.subject | Meaning-making | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Educação financeira escolar: a proposta de um jogo de tomada de decisões financeiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License