Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18033
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Type: Dissertação
Title: A palavra é faca afiada, e o que resta são fendas: uma proposta crítico-criativa
Author: Carlos, Alice Pereira
First Advisor: Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
Referee Member: Faria, Alexandre Graça
Referee Member: Stigger, Verônica Antonine
Resumo: Esta dissertação é composta por duas partes principais: um livro inédito de poemas, intitulado A palavra é faca afiada, e o que resta são fendas, e uma reflexão teórico-ensaística em torno do processo compositivo deste conjunto, dividida em três capítulos. A obra poética, que explora a desintegração do corpo e da linguagem, forma o cerne deste trabalho, enquanto a análise crítica oferece uma reflexão das escolhas metodológicas que a sustentam. No capítulo inicial, Escrever é como prender a respiração, apresento uma narrativa em fragmentos sobre o percurso da escrita e sobre como minha trajetória pessoal e literária influenciou a construção do conjunto de poemas. O segundo capítulo, O corpo (no) texto, aborda a escolha dos corpos mutilados e híbridos como tema central, explorando como esses corpos, que desafiam as normas e categorias tradicionais, se refletem na estrutura fragmentada dos poemas. Já no capítulo final, Corpos em diálogo, exponho como a intertextualidade se tornou um método central na construção poética, permitindo uma fusão de vozes e textos que dialogam com a minha própria escrita. Para isso, duas metodologias composicionais são detalhadas: a écfrase, inspirada pela leitura de pinturas da artista Adriana Varejão e cunhada como fenômeno intermidiático por Perloff (2013), e a prática citacional, proposta por Compagnon (1996) como o diálogo entre textos que implica ideias como as de coleção, reunião, diálogo e filiação. Dessa forma, esta dissertação visa proporcionar uma compreensão dos processos de criação literária, ao traçar um caminho que une subjetividade e análise crítica, fragmento e totalidade, além de investigar as intersecções entre diferentes formas de expressão artística.
Abstract: This dissertation consists of two main parts: an original book of poems, entitled A palavra é faca afiada, e o que resta são fendas [A word is a sharp knife, and only cracks remain], and a theoretical essay reflecting on the compositional process of this collection, which is divided into three chapters. The poetic work, which explores the disintegration of the body and language, is the core of this work, while the critical analysis offers a reflection on the methodological choices that support it. In the first chapter, Escrever é como prender a respiração [Writing is like holding your breath], I present a narrative in fragments about the writing process and how my personal and literary trajectories influenced the construction of the collection of poems. The second chapter, O corpo (no) texto [The body (in the) text], addresses the choice of mutilated and hybrid bodies as a central theme, exploring how these bodies, which defy traditional norms and categories, are reflected in the fragmented structure of the poems. In the final chapter, Corpos em diálgo [Bodies in dialogue], I explain how intertextuality has become a central method in poetic composition, allowing a fusion of voices and texts that dialogue with my own writing. To this end, two compositional methodologies are detailed: ekphrasis, inspired by paintings by artist Adriana Varejão and coined as an intermedial phenomenon by Perloff (2013), and citational practice, proposed by Compagnon (1996) as the dialogue between texts that implies ideas such as collection, reunion, dialogue and affiliation. Thus, this dissertation aims to provide an understanding of the processes of literary creation, by tracing a path that unites subjectivity and critical analysis, fragment and totality, in addition to investigating the intersections between different forms of artistic expression.
Keywords: Poesia
Criação literária
Fragmentação
Intertextualidade
Processos composicionais
Poetry
Literary creation
Fragmentation
Intertextuality
Compositional processes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18033
Issue Date: 24-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons