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dc.contributor.advisor1Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4098072076462283pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017pt_BR
dc.contributor.referee2Stigger, Verônica Antonine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316627869924202pt_BR
dc.creatorCarlos, Alice Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283020928397823pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T15:35:21Z-
dc.date.available2025-01-16-
dc.date.available2025-01-16T15:35:21Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18033-
dc.description.abstractThis dissertation consists of two main parts: an original book of poems, entitled A palavra é faca afiada, e o que resta são fendas [A word is a sharp knife, and only cracks remain], and a theoretical essay reflecting on the compositional process of this collection, which is divided into three chapters. The poetic work, which explores the disintegration of the body and language, is the core of this work, while the critical analysis offers a reflection on the methodological choices that support it. In the first chapter, Escrever é como prender a respiração [Writing is like holding your breath], I present a narrative in fragments about the writing process and how my personal and literary trajectories influenced the construction of the collection of poems. The second chapter, O corpo (no) texto [The body (in the) text], addresses the choice of mutilated and hybrid bodies as a central theme, exploring how these bodies, which defy traditional norms and categories, are reflected in the fragmented structure of the poems. In the final chapter, Corpos em diálgo [Bodies in dialogue], I explain how intertextuality has become a central method in poetic composition, allowing a fusion of voices and texts that dialogue with my own writing. To this end, two compositional methodologies are detailed: ekphrasis, inspired by paintings by artist Adriana Varejão and coined as an intermedial phenomenon by Perloff (2013), and citational practice, proposed by Compagnon (1996) as the dialogue between texts that implies ideas such as collection, reunion, dialogue and affiliation. Thus, this dissertation aims to provide an understanding of the processes of literary creation, by tracing a path that unites subjectivity and critical analysis, fragment and totality, in addition to investigating the intersections between different forms of artistic expression.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é composta por duas partes principais: um livro inédito de poemas, intitulado A palavra é faca afiada, e o que resta são fendas, e uma reflexão teórico-ensaística em torno do processo compositivo deste conjunto, dividida em três capítulos. A obra poética, que explora a desintegração do corpo e da linguagem, forma o cerne deste trabalho, enquanto a análise crítica oferece uma reflexão das escolhas metodológicas que a sustentam. No capítulo inicial, Escrever é como prender a respiração, apresento uma narrativa em fragmentos sobre o percurso da escrita e sobre como minha trajetória pessoal e literária influenciou a construção do conjunto de poemas. O segundo capítulo, O corpo (no) texto, aborda a escolha dos corpos mutilados e híbridos como tema central, explorando como esses corpos, que desafiam as normas e categorias tradicionais, se refletem na estrutura fragmentada dos poemas. Já no capítulo final, Corpos em diálogo, exponho como a intertextualidade se tornou um método central na construção poética, permitindo uma fusão de vozes e textos que dialogam com a minha própria escrita. Para isso, duas metodologias composicionais são detalhadas: a écfrase, inspirada pela leitura de pinturas da artista Adriana Varejão e cunhada como fenômeno intermidiático por Perloff (2013), e a prática citacional, proposta por Compagnon (1996) como o diálogo entre textos que implica ideias como as de coleção, reunião, diálogo e filiação. Dessa forma, esta dissertação visa proporcionar uma compreensão dos processos de criação literária, ao traçar um caminho que une subjetividade e análise crítica, fragmento e totalidade, além de investigar as intersecções entre diferentes formas de expressão artística.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectCriação literáriapt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectProcessos composicionaispt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectLiterary creationpt_BR
dc.subjectFragmentationpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectCompositional processespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA palavra é faca afiada, e o que resta são fendas: uma proposta crítico-criativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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