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Type: Tese
Title: Uma forma escolar de atenção
Author: Alvim, Mayara Helena
First Advisor: López, Maximiliano Valerio
Referee Member: Santos, Rejane Granato
Referee Member: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Referee Member: Bernal, Oscar Espinel
Referee Member: Olarieta, Beatriz Fabiana
Resumo: Este trabalho se ocupa de observar a existência de uma forma propriamente escolar de atenção, que é o maior objetivo da educação. Apresenta, primeiro, uma concepção do que faz com que uma escola seja uma escola. Ali, assente que a escola é uma forma sistemática de exposição ao mundo que tem como centro o exercício de uma forma particular de atenção, caracterizada por ser gratuita, lenta e comum. Em seguida, que a atenção é tratada, tanto na escola como na vida cotidiana como um problema econômico, um recurso produtivo. Diante disso, busca-se, entretanto, compreender seu papel ontológico: destinar atenção a algo é dar-lhe realidade e sentido - algo escasso na contemporaneidade fragmentária, homogeneizada e virtualizada. Propõe que existem formas predominantes de atender correspondentes a cada época e sociedade, constituindo um regime ontológico, que contemporaneamente corresponde a uma existência pós-industrial programática - em que as existências se desvelam e exercem a partir da lógica de programas. Considerando a possibilidade de que a escola possa abrigar uma forma de se relacionar com as tecnologias digitais de modo coerente, propõe-se também uma moral provisória para este acercamento, entendendo a velocidade dos seus câmbios mas também uma necessidade de resposta a eles por parte das práticas escolares. Tal moral alberga a necessidade de que as escritas escolares se mantenham irrastreáveis para as plataformas capitalistas de coleta de dados, que a programação possa ser entendida como uma matéria de estudo, que as plataformas escolares tenham uma relação própria com o tempo que seja diferente da disponibilidade 24/7 que se experimenta fora dela e que ela se preocupe com a redução do ritmo e quantidade de imagens com que a publicidade opera.
Abstract: This work focuses on observing the existence of a distinctly scholastic form of attention, which is the primary goal of education. It first presents a concept of what defines a school, suggesting that a school is a systematic exposure to the world centered on practicing a particular form of attention, characterized by being free, slow, and collective. Additionally, it examines how attention is treated as an economic problem in both school and daily life, seen as a productive resource. However, it seeks to understand its ontological role: paying attention to something gives it reality and meaning, something scarce in today's fragmented, homogenized, and virtualized world. The paper argues that there are predominant forms of attention in each era and society, forming an ontological regime that, in contemporary post-industrial existence, aligns with a programmatic logic where lives unfold according to the logic of programs. Considering the possibility that schools can foster a coherent relationship with digital technologies, it proposes a provisional morality for this approach, understanding the rapid changes but also the need for schools to respond to them. This morality emphasizes that school writings should remain untraceable by capitalist data collection platforms, that programming should be considered a subject of study, that school platforms should relate to time differently from the 24/7 availability experienced outside of them, and that schools should address the reduction of the pace and quantity of images used by advertising.
Keywords: Atenção
Escola
Digitalização
Attention
School
Digitization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18017
Issue Date: 23-Sep-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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