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dc.contributor.advisor1López, Maximiliano Valerio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2197417747163841pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rejane Granato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150495759257403pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249756724489117pt_BR
dc.contributor.referee3Bernal, Oscar Espinel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9431550809662774pt_BR
dc.contributor.referee4Olarieta, Beatriz Fabiana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107991183651610pt_BR
dc.creatorAlvim, Mayara Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689034252091400pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-15T11:25:31Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-15T11:25:31Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18017-
dc.description.abstractThis work focuses on observing the existence of a distinctly scholastic form of attention, which is the primary goal of education. It first presents a concept of what defines a school, suggesting that a school is a systematic exposure to the world centered on practicing a particular form of attention, characterized by being free, slow, and collective. Additionally, it examines how attention is treated as an economic problem in both school and daily life, seen as a productive resource. However, it seeks to understand its ontological role: paying attention to something gives it reality and meaning, something scarce in today's fragmented, homogenized, and virtualized world. The paper argues that there are predominant forms of attention in each era and society, forming an ontological regime that, in contemporary post-industrial existence, aligns with a programmatic logic where lives unfold according to the logic of programs. Considering the possibility that schools can foster a coherent relationship with digital technologies, it proposes a provisional morality for this approach, understanding the rapid changes but also the need for schools to respond to them. This morality emphasizes that school writings should remain untraceable by capitalist data collection platforms, that programming should be considered a subject of study, that school platforms should relate to time differently from the 24/7 availability experienced outside of them, and that schools should address the reduction of the pace and quantity of images used by advertising.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se ocupa de observar a existência de uma forma propriamente escolar de atenção, que é o maior objetivo da educação. Apresenta, primeiro, uma concepção do que faz com que uma escola seja uma escola. Ali, assente que a escola é uma forma sistemática de exposição ao mundo que tem como centro o exercício de uma forma particular de atenção, caracterizada por ser gratuita, lenta e comum. Em seguida, que a atenção é tratada, tanto na escola como na vida cotidiana como um problema econômico, um recurso produtivo. Diante disso, busca-se, entretanto, compreender seu papel ontológico: destinar atenção a algo é dar-lhe realidade e sentido - algo escasso na contemporaneidade fragmentária, homogeneizada e virtualizada. Propõe que existem formas predominantes de atender correspondentes a cada época e sociedade, constituindo um regime ontológico, que contemporaneamente corresponde a uma existência pós-industrial programática - em que as existências se desvelam e exercem a partir da lógica de programas. Considerando a possibilidade de que a escola possa abrigar uma forma de se relacionar com as tecnologias digitais de modo coerente, propõe-se também uma moral provisória para este acercamento, entendendo a velocidade dos seus câmbios mas também uma necessidade de resposta a eles por parte das práticas escolares. Tal moral alberga a necessidade de que as escritas escolares se mantenham irrastreáveis para as plataformas capitalistas de coleta de dados, que a programação possa ser entendida como uma matéria de estudo, que as plataformas escolares tenham uma relação própria com o tempo que seja diferente da disponibilidade 24/7 que se experimenta fora dela e que ela se preocupe com a redução do ritmo e quantidade de imagens com que a publicidade opera.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDigitalizaçãopt_BR
dc.subjectAttentionpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectDigitizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma forma escolar de atençãopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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