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Tipo: Tese
Título: O mundo idealizado de Claudia (1960-1969): representações femininas nos editoriais de moda
Autor(es): Cabral, Gabriela Soares
Primeiro Orientador: Bonadio, Maria Claudia
Membro da banca: Sant’Anna, Mara Rúbia
Membro da banca: Rainho, Maria do Carmo Teixeira
Membro da banca: Silva, Elizabeth Murilho da
Membro da banca: Morgado, Débora Pinguelo
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é pensar a representação feminina na fotografia de moda veiculada em Claudia durante as primeiras 100 edições da revista, entre 1961 e 1969. A revista refletiu as transformações das fórmulas editoriais de revistas femininas da primeira metade do século XX, nas quais a mulher era pensada apenas como esposa e mãe, para o modelo contemporâneo, no qual são abordados também seus problemas pessoais e seus direitos. Deste modo, entendemos a revista através do conceito de “verniz de modernidade”, no qual a publicação cria modelos de feminilidade modernos e cosmopolitas na aparência, mas ainda marcados por um perfil voltado para o âmbito doméstico e a felicidade conjugal. Neste cenário, acreditamos que as fotografias de moda em Claudia contribuíam para esse “verniz de modernidade”, construindo um universo idealizado, cujas páginas figuram mulheres dedicadas à casa, ao marido e aos filhos, mas que, além disso, ainda se vestem de acordo com a moda, viajam pelo mundo, consomem produtos modernos e se mantêm atualizadas sobre o que acontece no Brasil e no mundo – mas de forma superficial, sem construir um pensamento crítico sobre tais temas. Neste contexto, a fotografia de moda contribuiu para a construção de uma narrativa visual, oferecendo uma perspectiva estética importante para compreender a experiência das mulheres nesse período histórico, enriquecendo outras fontes documentais e relatos históricos.
Abstract: The main objective of this work is to reflect on the representation of women in fashion photography featured in Claudia during the first 100 issues of the magazine, between 1961 and 1969. The magazine reflected the transformations of editorial formulas in women’s magazines from the first half of the 20th century, where women were solely portrayed as wives and mothers, to a more contemporary model that also addresses their personal issues and women’s rights. Thus, we understand the magazine through the concept of a "veneer of modernity," in which the publication creates models of modern and cosmopolitan femininity in appearance, yet still marked by a focus on domestic life and conjugal happiness. In this context, we believe that the fashion photographs in Claudia contributed to this "veneer of modernity," thus constructing an idealized universe where women are depicted as dedicated to their home, husband, and children, while also dressing fashionably, traveling the world, consuming socalled modern products, and staying up-to-date with what is happening in Brazil and the world – but in a superficial manner, without developing a critical view on such topics. In this regard, fashion photography contributed to the construction of a visual narrative, offering an important aesthetic and visual perspective to understand women's experiences during this historical period, enriching other documentary sources and historical accounts.
Palavras-chave: Fotografia de moda
História das mulheres
Imprensa feminina
Representação
Revista Claudia
Claudia magazine
Fashion photography
Representation
Women's histor
Women's press
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17974
Data do documento: 21-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes, Culturas e Linguagens (Teses)



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