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dc.contributor.advisor1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920027222039096pt_BR
dc.contributor.referee1Sant’Anna, Mara Rúbia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Rainho, Maria do Carmo Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805110945057633pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Elizabeth Murilho da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Morgado, Débora Pinguelo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorCabral, Gabriela Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5053776839690275pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T15:35:03Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-12-20T15:35:03Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17974-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to reflect on the representation of women in fashion photography featured in Claudia during the first 100 issues of the magazine, between 1961 and 1969. The magazine reflected the transformations of editorial formulas in women’s magazines from the first half of the 20th century, where women were solely portrayed as wives and mothers, to a more contemporary model that also addresses their personal issues and women’s rights. Thus, we understand the magazine through the concept of a "veneer of modernity," in which the publication creates models of modern and cosmopolitan femininity in appearance, yet still marked by a focus on domestic life and conjugal happiness. In this context, we believe that the fashion photographs in Claudia contributed to this "veneer of modernity," thus constructing an idealized universe where women are depicted as dedicated to their home, husband, and children, while also dressing fashionably, traveling the world, consuming socalled modern products, and staying up-to-date with what is happening in Brazil and the world – but in a superficial manner, without developing a critical view on such topics. In this regard, fashion photography contributed to the construction of a visual narrative, offering an important aesthetic and visual perspective to understand women's experiences during this historical period, enriching other documentary sources and historical accounts.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é pensar a representação feminina na fotografia de moda veiculada em Claudia durante as primeiras 100 edições da revista, entre 1961 e 1969. A revista refletiu as transformações das fórmulas editoriais de revistas femininas da primeira metade do século XX, nas quais a mulher era pensada apenas como esposa e mãe, para o modelo contemporâneo, no qual são abordados também seus problemas pessoais e seus direitos. Deste modo, entendemos a revista através do conceito de “verniz de modernidade”, no qual a publicação cria modelos de feminilidade modernos e cosmopolitas na aparência, mas ainda marcados por um perfil voltado para o âmbito doméstico e a felicidade conjugal. Neste cenário, acreditamos que as fotografias de moda em Claudia contribuíam para esse “verniz de modernidade”, construindo um universo idealizado, cujas páginas figuram mulheres dedicadas à casa, ao marido e aos filhos, mas que, além disso, ainda se vestem de acordo com a moda, viajam pelo mundo, consomem produtos modernos e se mantêm atualizadas sobre o que acontece no Brasil e no mundo – mas de forma superficial, sem construir um pensamento crítico sobre tais temas. Neste contexto, a fotografia de moda contribuiu para a construção de uma narrativa visual, oferecendo uma perspectiva estética importante para compreender a experiência das mulheres nesse período histórico, enriquecendo outras fontes documentais e relatos históricos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografia de modapt_BR
dc.subjectHistória das mulherespt_BR
dc.subjectImprensa femininapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRevista Claudiapt_BR
dc.subjectClaudia magazinept_BR
dc.subjectFashion photographypt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectWomen's historpt_BR
dc.subjectWomen's presspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleO mundo idealizado de Claudia (1960-1969): representações femininas nos editoriais de modapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Artes, Culturas e Linguagens (Teses)



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