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Type: Dissertação
Title: Mediação audiodescritiva e percursos narrativos em Sharasōju, de Naomi Kawase
Author: Almeida, Patrícia Gomes de
First Advisor: Moreno, Patrícia Ferreira
Referee Member: Garzon, Marta Cardoso Castello Branco
Referee Member: Ito, Tomyo Costa
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o filme Sharasōju (2003), da diretora contemporânea japonesa Naomi Kawase, por meio do processo de construção do roteiro de audiodescrição da obra. Este método de estudo se baseia na estreita relação entre a análise fílmica e a produção do roteiro de audiodescrição de um filme. Destaca o trabalho em duo de audiodescritores roteiristas (videntes) e consultores (profissionais audiodescritores com deficiência visual). Neste exercício de ampliação do acesso à linguagem cinematográfica, a mediação audiodescritiva expõe percursos narrativos e provoca uma experiência subjetiva para além do paradigma oculocêntrico. Esta pesquisa também reforça a representatividade feminina nas artes e expõe a identificação da pesquisadora com a cinematografia de Kawase. A escolha desafiadora de Sharasōju como objeto de análise é justificada pelo exercício de elaboração de novos conceitos, como o de um realismo fluidificado e para reafirmar a relevância da obra no panorama do cinema contemporâneo, especialmente como exemplo de cinema de fluxo. No campo das linguagens e da audiodescrição, tem como embasamento teórico: Flusser; Motta; Mayer; Snyder; Tavares; Menezes; dentre outros. No campo do cinema: Bordwell e Thompson; Elsaesser e Hagener; Maia e Mourão; Mello; Oliveira Jr.; Novielli; Maciel; Martin; Machado.
Abstract: This research aims to analyze the film Sharasōju (2003), by contemporary Japanese director Naomi Kawase, through the process of constructing the audio description script for the work. This study method is based on the close relationship between film analysis and the production of the film's audio description script. It highlights the pact work of a duo audio describer scripters (seer) and consultants (visually impaired audio describers professionals). In this exercise of expanding access to cinematographic language, audio descriptive mediation exposes narrative paths and provokes a subjective experience beyond the oculocentric paradigm. This research also reinforces female representation in the arts and exposes the researcher's identification with Kawase's cinematography. The challenging choice of Sharasōju as the object of analysis is justified by the exercise of developing new concepts, such as fluidificated realism, and to reaffirm the relevance of the work in the panorama of contemporary cinema, especially as an example of cinema of flux. In the field of languages and audio description, it is based on: Flusser; Motta; Mayer; Snyder; Tavares; Menezes; among others. In the field of cinema, it is based on: Bordwell and Thompson; Elsaesser and Hagener; Maia and Mourão; Mello; Oliveira Jr.; Novielli; Maciel; Martin; Machado.
Keywords: Análise fílmica
Pacto audiodescritivo
Cinema feminino japonês
Câmera personificada
Realismo fluidificado
Film analysis
Audio descriptive pact
Japanese female cinema
Personified camera
Fluidificated realism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17954
Issue Date: 30-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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