Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17954
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patriciagomesdealmeida.pdf4.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreno, Patrícia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8751747696685656pt_BR
dc.contributor.referee1Garzon, Marta Cardoso Castello Branco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806662091806312pt_BR
dc.contributor.referee2Ito, Tomyo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511112892095369pt_BR
dc.creatorAlmeida, Patrícia Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828261636776131pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T15:45:36Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T15:45:36Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17954-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the film Sharasōju (2003), by contemporary Japanese director Naomi Kawase, through the process of constructing the audio description script for the work. This study method is based on the close relationship between film analysis and the production of the film's audio description script. It highlights the pact work of a duo audio describer scripters (seer) and consultants (visually impaired audio describers professionals). In this exercise of expanding access to cinematographic language, audio descriptive mediation exposes narrative paths and provokes a subjective experience beyond the oculocentric paradigm. This research also reinforces female representation in the arts and exposes the researcher's identification with Kawase's cinematography. The challenging choice of Sharasōju as the object of analysis is justified by the exercise of developing new concepts, such as fluidificated realism, and to reaffirm the relevance of the work in the panorama of contemporary cinema, especially as an example of cinema of flux. In the field of languages and audio description, it is based on: Flusser; Motta; Mayer; Snyder; Tavares; Menezes; among others. In the field of cinema, it is based on: Bordwell and Thompson; Elsaesser and Hagener; Maia and Mourão; Mello; Oliveira Jr.; Novielli; Maciel; Martin; Machado.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o filme Sharasōju (2003), da diretora contemporânea japonesa Naomi Kawase, por meio do processo de construção do roteiro de audiodescrição da obra. Este método de estudo se baseia na estreita relação entre a análise fílmica e a produção do roteiro de audiodescrição de um filme. Destaca o trabalho em duo de audiodescritores roteiristas (videntes) e consultores (profissionais audiodescritores com deficiência visual). Neste exercício de ampliação do acesso à linguagem cinematográfica, a mediação audiodescritiva expõe percursos narrativos e provoca uma experiência subjetiva para além do paradigma oculocêntrico. Esta pesquisa também reforça a representatividade feminina nas artes e expõe a identificação da pesquisadora com a cinematografia de Kawase. A escolha desafiadora de Sharasōju como objeto de análise é justificada pelo exercício de elaboração de novos conceitos, como o de um realismo fluidificado e para reafirmar a relevância da obra no panorama do cinema contemporâneo, especialmente como exemplo de cinema de fluxo. No campo das linguagens e da audiodescrição, tem como embasamento teórico: Flusser; Motta; Mayer; Snyder; Tavares; Menezes; dentre outros. No campo do cinema: Bordwell e Thompson; Elsaesser e Hagener; Maia e Mourão; Mello; Oliveira Jr.; Novielli; Maciel; Martin; Machado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectPacto audiodescritivopt_BR
dc.subjectCinema feminino japonêspt_BR
dc.subjectCâmera personificadapt_BR
dc.subjectRealismo fluidificadopt_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subjectAudio descriptive pactpt_BR
dc.subjectJapanese female cinemapt_BR
dc.subjectPersonified camerapt_BR
dc.subjectFluidificated realismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleMediação audiodescritiva e percursos narrativos em Sharasōju, de Naomi Kawasept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons