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Type: Dissertação
Title: Impactos da implementação e operacionalização do metrô no mercado de trabalho: evidências para Salvador
Author: Figueiredo, Lucas Rego
First Advisor: Freguglia, Ricardo da Silva
Co-Advisor: Silva, Diana Lúcia Gonzaga da
Referee Member: Schiavon, Laura de Carvalho
Referee Member: Campos, Maína Celidonio de
Resumo: A implantação e a operação do metrô em Salvador, cujas atividades começaram em 2014, reduziram o tempo de deslocamento dos cidadãos e dinamizaram o sistema de transporte da capital baiana. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos dessa implementação sobre indicadores do mercado de trabalho, como o salário e o nível de emprego. A partir de um painel de indivíduos construído com dados advindos da RAIS identificada no período de 2011 a 2019, buscou-se analisar, pelo método de Diferenças em Diferenças (DID), o efeito do metrô. O grupo de tratamento é composto pelos trabalhadores que exercem suas ocupações nas vizinhanças das estações de metrô inauguradas, enquanto o grupo de controle é composto pelos trabalhadores que exercem suas ocupações fora dessas vizinhanças. Foram estimadas duas regressões: o Two-Way Fixed Effects (TWFE) e o ATT escalonado de Callaway and Sant’Anna (2021). Os principais resultados apontaram evidências de aumento nos salários, embora esse impacto seja variável, enquanto o número de empregos apresentou resultados negativos e, em alguns casos, positivos, porém sem significância estatística. As principais contribuições deste estudo são o enfoque individual ao nível do trabalhador, o enriquecimento dos estudos para a cidade de Salvador, visto que a implantação do metrô é recente, e a incorporação de uma modelagem econométrica recente, que é o ATT escalonado de Callaway and Sant’Anna (2021), além do debate dos resultados através da análise do mercado de trabalho sob a ótica da concorrência imperfeita.
Abstract: The implementation and operation of the subway in Salvador, which began in 2014, reduced citizen’s commute times and revitalized the transportation system of the Bahia capital. This study aims to analyze the impacts of this implementation on labor market indicators, such as wages and employment levels. Using a panel of individuals constructed from identified RAIS data from 2011 to 2019, the goal was to examine the effect of the subway through the Difference-in-Differences (DID) method. The treatment group consists of workers employed near the newly inaugurated subway stations, while the control group comprises workers employed outside these areas. Two regressions were estimated: the Two-Way Fixed Effects (TWFE) model and the staggered ATT from Callaway and Sant’Anna (2021). The main findings provided evidence of wage increases, though this impact varies, while the employment level showed mixed results, with both negative and positive effects, though not statistically significant. The key contributions of this study include an individual-level focus on workers, enriching studies specific to the city of Salvador, given the recent subway implementation, and incorporating a recent econometric modeling approach, the staggered ATT by Callaway and Sant’Anna (2021). Additionally, the study contributes to the debate on labor market impacts from the perspective of imperfect competition.
Keywords: Mobilidade urbana
Metrô
Salvador
Diferenças em Diferenças (DID)
Mercado de trabalho
Urban mobility
Subway
Salvador
Labor market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Program: Programa de Pós-graduação em Economia
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17921
Issue Date: 3-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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