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dc.contributor.advisor1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Diana Lúcia Gonzaga da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Schiavon, Laura de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Maína Celidonio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorFigueiredo, Lucas Rego-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T14:40:39Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T14:40:39Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17921-
dc.description.abstractThe implementation and operation of the subway in Salvador, which began in 2014, reduced citizen’s commute times and revitalized the transportation system of the Bahia capital. This study aims to analyze the impacts of this implementation on labor market indicators, such as wages and employment levels. Using a panel of individuals constructed from identified RAIS data from 2011 to 2019, the goal was to examine the effect of the subway through the Difference-in-Differences (DID) method. The treatment group consists of workers employed near the newly inaugurated subway stations, while the control group comprises workers employed outside these areas. Two regressions were estimated: the Two-Way Fixed Effects (TWFE) model and the staggered ATT from Callaway and Sant’Anna (2021). The main findings provided evidence of wage increases, though this impact varies, while the employment level showed mixed results, with both negative and positive effects, though not statistically significant. The key contributions of this study include an individual-level focus on workers, enriching studies specific to the city of Salvador, given the recent subway implementation, and incorporating a recent econometric modeling approach, the staggered ATT by Callaway and Sant’Anna (2021). Additionally, the study contributes to the debate on labor market impacts from the perspective of imperfect competition.pt_BR
dc.description.resumoA implantação e a operação do metrô em Salvador, cujas atividades começaram em 2014, reduziram o tempo de deslocamento dos cidadãos e dinamizaram o sistema de transporte da capital baiana. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos dessa implementação sobre indicadores do mercado de trabalho, como o salário e o nível de emprego. A partir de um painel de indivíduos construído com dados advindos da RAIS identificada no período de 2011 a 2019, buscou-se analisar, pelo método de Diferenças em Diferenças (DID), o efeito do metrô. O grupo de tratamento é composto pelos trabalhadores que exercem suas ocupações nas vizinhanças das estações de metrô inauguradas, enquanto o grupo de controle é composto pelos trabalhadores que exercem suas ocupações fora dessas vizinhanças. Foram estimadas duas regressões: o Two-Way Fixed Effects (TWFE) e o ATT escalonado de Callaway and Sant’Anna (2021). Os principais resultados apontaram evidências de aumento nos salários, embora esse impacto seja variável, enquanto o número de empregos apresentou resultados negativos e, em alguns casos, positivos, porém sem significância estatística. As principais contribuições deste estudo são o enfoque individual ao nível do trabalhador, o enriquecimento dos estudos para a cidade de Salvador, visto que a implantação do metrô é recente, e a incorporação de uma modelagem econométrica recente, que é o ATT escalonado de Callaway and Sant’Anna (2021), além do debate dos resultados através da análise do mercado de trabalho sob a ótica da concorrência imperfeita.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMetrôpt_BR
dc.subjectSalvadorpt_BR
dc.subjectDiferenças em Diferenças (DID)pt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectSubwaypt_BR
dc.subjectSalvadorpt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleImpactos da implementação e operacionalização do metrô no mercado de trabalho: evidências para Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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