Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelobergaminicampos.pdf3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados
Author: Campos, Marcelo Bergamini
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Ferreira, Ana Cristina
Referee Member: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a produção de significados de estudantes para tarefas de Educação Financeira. O projeto é parte de uma proposta de inserção da Educação Financeira como tema transversal ao currículo de Matemática da Educação Básica. A investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa e adota como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos como possibilidade de análise da produção de significados dos estudantes para as tarefas propostas. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública. Parte da investigação teve como objetivo a produção de tarefas sobre o tema para uso em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional resultante do estudo constituiu-se num texto direcionado a professores de matemática apresentando o conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo, numa proposta de inserção da Educação Financeira na formação matemática dos estudantes do 6º ano.
Abstract: The present research aims to investigate the students‟ meaning production on Financial Education tasks. The project is part of a proposal of inclusion of Financial Education as a transverse theme to the Elementary School Mathematics curriculum. The investigation characterizes by a qualitative approach and adopts as theoretical basis the Model of Semantic Fields as a possibility of students‟ meaning production analysis onto the proposed tasks. This research took place in a public school. Part of the investigation had as aiming the task production on the theme to be used in the 6th grade Elementary School classes. The educational product resulting from the study consisted in a text addressed to Mathematics teachers, showing the set of tasks used in field research and in a proposal of inclusion of Financial Education in the students‟ Mathematics education.
Keywords: Educação Matemática
Produção de Significados
Educação Financeira
Ensino Fundamental
Mathematics Education
Meaning Production
Financial Education
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789
Issue Date: 15-Nov-2012
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.