Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelobergaminicampos.pdf3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Ana Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763113Z1pt_BR
dc.contributor.referee2Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.creatorCampos, Marcelo Bergamini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298952Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T13:33:30Z-
dc.date.available2016-06-09-
dc.date.available2016-07-13T13:33:30Z-
dc.date.issued2012-11-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the students‟ meaning production on Financial Education tasks. The project is part of a proposal of inclusion of Financial Education as a transverse theme to the Elementary School Mathematics curriculum. The investigation characterizes by a qualitative approach and adopts as theoretical basis the Model of Semantic Fields as a possibility of students‟ meaning production analysis onto the proposed tasks. This research took place in a public school. Part of the investigation had as aiming the task production on the theme to be used in the 6th grade Elementary School classes. The educational product resulting from the study consisted in a text addressed to Mathematics teachers, showing the set of tasks used in field research and in a proposal of inclusion of Financial Education in the students‟ Mathematics education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a produção de significados de estudantes para tarefas de Educação Financeira. O projeto é parte de uma proposta de inserção da Educação Financeira como tema transversal ao currículo de Matemática da Educação Básica. A investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa e adota como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos como possibilidade de análise da produção de significados dos estudantes para as tarefas propostas. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública. Parte da investigação teve como objetivo a produção de tarefas sobre o tema para uso em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional resultante do estudo constituiu-se num texto direcionado a professores de matemática apresentando o conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo, numa proposta de inserção da Educação Financeira na formação matemática dos estudantes do 6º ano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de Significadospt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectMeaning Productionpt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.