https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcelobergaminicampos.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Ana Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763113Z1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Kistemann Junior, Marco Aurélio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4 | pt_BR |
dc.creator | Campos, Marcelo Bergamini | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298952Y2 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T13:33:30Z | - |
dc.date.available | 2016-06-09 | - |
dc.date.available | 2016-07-13T13:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate the students‟ meaning production on Financial Education tasks. The project is part of a proposal of inclusion of Financial Education as a transverse theme to the Elementary School Mathematics curriculum. The investigation characterizes by a qualitative approach and adopts as theoretical basis the Model of Semantic Fields as a possibility of students‟ meaning production analysis onto the proposed tasks. This research took place in a public school. Part of the investigation had as aiming the task production on the theme to be used in the 6th grade Elementary School classes. The educational product resulting from the study consisted in a text addressed to Mathematics teachers, showing the set of tasks used in field research and in a proposal of inclusion of Financial Education in the students‟ Mathematics education. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo investigar a produção de significados de estudantes para tarefas de Educação Financeira. O projeto é parte de uma proposta de inserção da Educação Financeira como tema transversal ao currículo de Matemática da Educação Básica. A investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa e adota como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos como possibilidade de análise da produção de significados dos estudantes para as tarefas propostas. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública. Parte da investigação teve como objetivo a produção de tarefas sobre o tema para uso em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional resultante do estudo constituiu-se num texto direcionado a professores de matemática apresentando o conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo, numa proposta de inserção da Educação Financeira na formação matemática dos estudantes do 6º ano. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Produção de Significados | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Meaning Production | pt_BR |
dc.subject | Financial Education | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.