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Type: Dissertação
Title: Gestão escolar e protagonismo juvenil: desafios e estratégias na implementação do novo ensino médio na Escola Estadual da Cabeceira de São Pedro-Teófilo Otoni/MG
Author: Xavier, Lázaro Rodrigues
First Advisor: Almeida, Thiago Gomes de
Referee Member: Mattos, Ana Carolina Guedes
Referee Member: Dusi, Cristina Sayuri Cortes
Resumo: Esta dissertação, parte do Mestrado Profissional na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explora o protagonismo juvenil na implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na Escola Estadual da Cabeceira de São Pedro, em Teófilo Otoni/MG. O estudo busca entender como a gestão escolar pode incentivar a participação dos estudantes no processo de implementação do NEM. A pesquisa examina a interseção entre o protagonismo juvenil e a reforma educacional, buscando identificar lacunas na aplicação do NEM. O estudo é guiado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como a gestão escolar pode contribuir para que os estudantes sejam mais participativos nas ações de implementação do Novo Ensino Médio na E. E. da Cabeceira de São Pedro? A análise se baseia em registros do colegiado, portfólios de Projeto de Vida e variações na taxa de aproveitamento dos alunos. Entre os objetivos específicos, destacam-se, descrever os principais entraves e obstáculos enfrentados pela gestão escolar na implementação do NEM quanto à participação dos estudantes nesse processo; analisar os elementos que estão dificultando a participação e desenvolvimento do protagonismo juvenil dos alunos do NEM e propor estratégias e alternativas de gestão que auxiliem os estudantes para maior participação, envolvimento para promover o protagonismo juvenil. A metodologia inclui análise documental, revisão bibliográfica e pesquisa de campo qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos do colegiado, líderes de turma e o coordenador do NEM. Os resultados revelam, entre outras coisas, percepções mistas dos estudantes, que relatam dificuldades em relação ao aumento da carga horária e número de disciplinas, contrastando com a valorização de maior autonomia e participação nas decisões escolares. A dissertação conclui com construção do Plano de Ação Educacional (PAE) com ações que visam melhorar a comunicação entre gestores e alunos, sugerindo também a adoção de metodologias ativas, pelos professores, que alinhem as práticas pedagógicas às necessidades dos estudantes e também sugere criação e fortalecimento dos espaços formais, já existentes, de protagonismo dentro da escola. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão das dinâmicas envolvidas na implementação do NEM, especificamente em relação ao protagonismo juvenil, proporcionando a ampliação da percepção de como o NEM está sendo vivenciado pelos estudantes. Além disso, nos permitiu valiosos insights sobre como adaptar as práticas de gestão, visando alinhar melhor o NEM com as necessidades e expectativas dos estudantes.
Abstract: This thesis is part of the Professional Master's Degree Program at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) and addresses youth leadership within the implementation of the New High School (NEM) at Escola Estadual da Cabeceira de São Pedro (State School), in Teófilo Otoni, Minas Gerais. The study seeks to understand how school management can encourage student participation in the NEM implementation process. The research analyzes the intersection between youth leadership and educational reform, aiming to identify gaps in the NEM application. The study stems from the research question: How can school management contribute to have students more actively engaged towards the implementation of the NEM at Escola Estadual da Cabeceira de São Pedro? The analysis is based on teacher-student council’s records, portfolios from the Life Project course, and variations in student achievement rates. The specific objectives include describing the main obstacles and hurdles faced by school management towards implementing the NEM considering student participation in this process; analyzing the elements that are hindering the youth leadership participation and the development of NEM students; and proposing management strategies and alternatives that help students to increase their participation and involvement to foster youth leadership. The methodology includes documentary analysis, bibliographic review, and qualitative field research, with semi-structured interviews carried out with students from the teacher-student council, class leaders, and the NEM coordinator. The results mainly evince blended perceptions from students, who report difficulties regarding the increase in the academic load and the number of school subjects, therefore diverging from the appreciation of greater autonomy and participation in school decisions. The thesis comes to an end by developing an Educational Action Plan (PAE) with actions aimed at improving communication between school managers and students; suggesting the adoption, by teachers, of active methodologies that align pedagogical practices with the needs of students; and suggesting the creation and strengthening of formal spaces, already existing, for youth leadership within the school. This research contributed to the understanding of the dynamics involved in the implementation of the NEM, specifically those regarding youth leadership, providing a broader perception of how the NEM is being experienced by students. In addition, it enabled valuable insights on how to adapt management practices, aiming to a better alignment of the NEM with the students’ needs and expectations.
Keywords: Protagonismo juvenil
Novo ensino médio
Gestão escolar
Youth leadership
New High school
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17849
Issue Date: 4-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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