Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17818
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Diabetes mellitus tipo 1: revisão bibliográfica sobre cuidados de enfermagem no contexto escolar
Autor(es): Batalha, Gustavo Justino
Orientador: Hoffmann, Maria Vitória
Miembros Examinadores: Salazar, Paloma Rodrigues
Miembros Examinadores: Leonel, Marileia
Resumo: O diabetes mellitus (DM1) atinge 95.846 mil crianças no Brasil, sendo uma das doenças crônicas mais prevalentes na idade escolar, no entanto o seu manejo dentro deste ambiente específico é pouco descrito na literatura nacional. Este estudo objetivou identificar a produção científica da enfermagem pediátrica acerca da interação mãe/familiar da criança com doença crônica diabetes mellitus tipo 1no âmbito escolar. Estudo de revisão bibliográfica. Os dados foram coletados entre dezembro de 2017 e março de 2022, totalizando 7 artigos. Nesses artigos foram relatadas as dificuldades dos professores do manejo em situações rotineiras que demandem orientação ou intervenções na DM1, na identificação de sinais e sintomas ,sobre orientação na alimentação e sobre a prevenção do bullying. Portanto, é necessário aprimorar ações institucionais para melhorar qualificação e comunicação junto aos professores quanto ao manejo de situações que envolvem os escolares com DM1.
Resumen : Diabetes mellitus (DM1) affects 95,846 children in Brazil, making it one of the most prevalent chronic diseases in school-age children. However, its management in this specific setting is inadequately documented in national literature. This literature review aimed to identify pediatric nursing scientific production regarding the mother/family interaction with children suffering from chronic type 1 diabetes mellitus in the school environment. The data, gathered between December 2017 and March 2022, encompassed 7 articles highlighting teachers' challenges in handling routine situations requiring guidance or interventions in DM1. These difficulties include identifying signs and symptoms, providing guidance on nutrition, and addressing bullying prevention. Therefore, there's a need to enhance institutional actions to improve teacher qualification and communication regarding the management of situations involving students with DM1.
Palabras clave : Diabetes mellitus
Educação em saúde
Cuidado da criança
Enfermagem
Diabetes mellitus
Health education
Child care
Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17818
Fecha de publicación : 11-oct-2023
Aparece en las colecciones: Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons