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dc.contributor.advisor1Hoffmann, Maria Vitória-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091610597816629pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Paloma Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007158077512014pt_BR
dc.contributor.referee2Leonel, Marileia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2459135235947786pt_BR
dc.creatorBatalha, Gustavo Justino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194673150359325pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T13:16:04Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-11-26T13:16:04Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17818-
dc.description.abstractDiabetes mellitus (DM1) affects 95,846 children in Brazil, making it one of the most prevalent chronic diseases in school-age children. However, its management in this specific setting is inadequately documented in national literature. This literature review aimed to identify pediatric nursing scientific production regarding the mother/family interaction with children suffering from chronic type 1 diabetes mellitus in the school environment. The data, gathered between December 2017 and March 2022, encompassed 7 articles highlighting teachers' challenges in handling routine situations requiring guidance or interventions in DM1. These difficulties include identifying signs and symptoms, providing guidance on nutrition, and addressing bullying prevention. Therefore, there's a need to enhance institutional actions to improve teacher qualification and communication regarding the management of situations involving students with DM1.pt_BR
dc.description.resumoO diabetes mellitus (DM1) atinge 95.846 mil crianças no Brasil, sendo uma das doenças crônicas mais prevalentes na idade escolar, no entanto o seu manejo dentro deste ambiente específico é pouco descrito na literatura nacional. Este estudo objetivou identificar a produção científica da enfermagem pediátrica acerca da interação mãe/familiar da criança com doença crônica diabetes mellitus tipo 1no âmbito escolar. Estudo de revisão bibliográfica. Os dados foram coletados entre dezembro de 2017 e março de 2022, totalizando 7 artigos. Nesses artigos foram relatadas as dificuldades dos professores do manejo em situações rotineiras que demandem orientação ou intervenções na DM1, na identificação de sinais e sintomas ,sobre orientação na alimentação e sobre a prevenção do bullying. Portanto, é necessário aprimorar ações institucionais para melhorar qualificação e comunicação junto aos professores quanto ao manejo de situações que envolvem os escolares com DM1.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectChild carept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleDiabetes mellitus tipo 1: revisão bibliográfica sobre cuidados de enfermagem no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação



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