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Type: Dissertação
Title: A divisão por alunos surdos: ideias, representações e ferramentas matemáticas
Author: Corrêa, Aline Moreira de Paiva
First Advisor: Kopke, Regina Coeli Moraes
Referee Member: Healy, Siobhan Victoria
Referee Member: Oliveira, Maria Cristina Araujo de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir nos processos de ensino e da aprendizagem da Matemática por alunos Surdos, mais especificamente, busca compreender como os alunos surdos constroem suas estratégias na resolução de atividades que envolvem divisão. Ancorada na Teoria Sócio-Histórica, a fundamentação teórica abrange as concepções Vygotskianas de mediação simbólica (Oliveira, 1997; Freitas, 1998), pensamento e linguagem (Oliveira, 1997; Freitas, 1998), aprendizado e desenvolvimento, (Oliveira, 1997; Freitas, 1998) e defectologia (Vygotsky, 1983; Freitas, 1998). Sack’s (1998) e Lopes (2011) ganham destaque em um panorama histórico e educacional de Surdos. Nunes (2004, 2009) é o principal referencial das questões cognitivas da educação matemática abordadas no trabalho e das considerações sobre a educação matemática de Surdos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de vinte atividades resolvidas por um grupo de cinco alunos surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com a participação de uma professora auxiliar surda. Os resultados obtidos das análises destas atividades permitiram tecer conclusões acerca dos esquemas de raciocínio desenvolvidos por estes alunos ao resolver situações de divisão, suas habilidades e dificuldades, gerando reflexões e “pistas” para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que contribuam para os processos de educação e aprendizagem da divisão por alunos surdos.
Abstract: This paper aims to contribute in the teaching and learning of mathematics for Deaf students, more specifically, it seeks to understand how deaf students build their strategies in solving activities that involve division. Anchored in Social-Historical Theory, covers the theoretical concepts of symbolic mediation Vygotskianas (Oliveira, 1997; Freitas, 1998), thought and language (Oliveira, 1997; Freitas, 1998), learning and development, (Oliveira, 1997; Freitas, 1998) and defectology (Vygotsky, 1983; Freitas, 1998). Sack's (1998) and Lopes (2011) are highlighted in a historical and educational Deaf. Nunes (2004, 2009) is the main reference of the cognitive issues of mathematics education addressed in the work and considerations on the mathematical education of the Deaf. A qualitative research with the application of twenty activities settled by a group of five deaf students of the National Institute of Deaf Education, with the participation of a deaf assistant teacher was performed.. The results of the analyzes of these activities allowed draw conclusions about the schemes of reasoning developed by these students to solve situations of division, their abilities and difficulties, generating reflections and "clues" for the development of pedagogical strategies that contribute to the processes of education and learning division by deaf students.
Keywords: Alunos surdos
Divisão
Educação matemática
Deaf Students
Division
Mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1775
Issue Date: 1-Oct-2013
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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