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Clase: Tese
Título : Juventude na encruzilhada: habitus e política na educação superior privada
Autor(es): Carvalho, Sílvio Augusto de
Orientador: Fernandes, Dmitri Cerboncini
Miembros Examinadores: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Carlotto, Maria Caramez
Miembros Examinadores: Vieira, Allana Meireles
Miembros Examinadores: Bonaldi, Eduardo Villar
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central analisar possíveis padrões de autoritarismo entre a juventude que ascende ao ensino superior privado em função de políticas públicas de inclusão social, implementadas, especialmente, na primeira fase dos governos de centro-esquerda (2003-2016). Tal ideia foi desenvolvida como resultado de quase uma década de trabalho como docente no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, onde presenciamos a emergência de indícios de autoritarismo e conservadorismo entre os discentes. Para responder à indagação central acerca da existência – ou não - de comportamentos autoritários, procuramos observar a possível relação entre indícios de autoritarismo, conservadorismo e progressismo com pertencimento de classe e/ou frações de classes entre os cursos escolhidos (jornalismo, direito, administração, engenharia civil, enfermagem e odontologia). Nessa perspectiva, buscamos verificar a existência de modelos de autoritarismo/conservadorismo/progressismo, suas possíveis dimensões (econômica, moral, entre outras) e se tais discentes se posicionam, autoritariamente, diante de políticas de inclusão social, tendo como referência o papel do Estado. Para dar conta desse conjunto de questões, analisamos a construção das corporações de ensino superior privado e sua configuração monopolizada até o surgimento da Estácio Juiz de Fora. Nossa escolha pelo estruturalismo genético noslevou a criticar matrizes opostas do ponto de vista de nossa abordagem metodológica e epistemológica (como institucionalismo, pósmodernismo e foucaultismo). Usando tabelas binárias, Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e Análise de Correspondência Hierárquica (ACH), posicionamos, sociologicamente, os discentes na estrutura social, enfatizando seus capitais econômico, escolar, práticas sociais e, sobretudo, as mediações sociais. Correlacionamos as posições sociais dos alunos a suas tomadas de posição política, apreendendo os processos constitutivos das visões de mundo dos grupos, expressas em diferentes eixos da ACM. Mediante esse expediente, delineamos diversos campos semânticos que servem como matrizes doadoras de sentido e, como tais, nucleadoras do sistema de disposição e apreciação dos discentes, seu habitus. O resultado, isto é, as concepções dos alunos foram, por sua vez, articuladas, historicamente, com outras descobertas sociológicas na tentativa de apreensão da dinâmica dos processos sociais em tela.
Resumen : Thisresearch aimsto analyze possible patterns of authoritarianism among the youth that ascends to private Higher Education due to social politics, implemented, specially, in the first phase of left-wing governments (2003-2016). This idea has been developed as a result of a decade of work as professor at the University Center of Estacio Juiz de Fora, where we accompany the emergence of authoritarianism and conservatism’s signs. In order to answer the main question regarding the existence – or not – of authoritarianism behavior, we studied the relation between the authoritarianism, conservatism and progressivism views with class membership and/or fractions of class membership. Taking into account this perspective, we tried to verify the existence of models of authoritarianism, conservatism and progressivism, their possible dimensions (such as economic, moral etc) and whether or not these students took authoritarian positions regarding social politics, having the State asreference. To respond these set of questions, we analyze the construction and development of private Higher Education and its monopolized configuration until Estacio Juiz de Fora’s formation. Our choice for genetic structuralism has taken us to criticize research lines opposed to our methodological and epistemological approach (such as institutionalism, postmodernism and foucaltism). Using binary tables, Multiple Correspondence Analysis (MCA) and Hierarchical Correspondence Analysis (HCA), we position, sociologically, the students in the social structure, emphasizing their economic and intellectual capitals, social practices and, above all, the social mediations. Doing so, we manage to stablish a correspondence between the students ’social position and their political perceptions, apprehending the constitutive processesthat established the different world vision of the different groups, expressed in different axes of the MCA. Going through this approach, we outlined few semantic fields that operate as meaning-giving matrixes and, as such, nucleating the disposition and appreciation students’ system, their habitus. The outcome, or rather, the students’ conceptions were, in turn, historically articulate with previous sociological findings, in an attempt to apprehend the dynamics of the social processes taken into account.
Palabras clave : Autoritarismo
Conservadorismo
Classe social
Habitus
Violência simbólica
Authoritarism
Conservativism
Social class
Habitus
Symbolic violence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17732
Fecha de publicación : 6-sep-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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