https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17707
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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fabiorodriguesmartin.pdf | 4.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Produção de memória: o (não) lugar do holocausto brasileiro no currículo de história em Barbacena/MG |
Autor(es): | Martin, Fábio Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Martins, Marcus Leonardo Bomfim |
Membro da banca: | Torres, Mariana Cassab |
Membro da banca: | Monteriro, Ana Maria Ferreira da Costa |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo a memória do Holocausto Brasileiro – maneira pela qual as práticas realizadas no Hospital Colônia de Barbacena ficaram conhecidas em função de seus resultados. A escolha por essa memória se dá pelo seu potencial de atravessar os processos de identificação e subjetivação dos sujeitos barbacenenses via ensino de História. Inscrita no campo do Ensino de História e na postura epistêmica pós-fundacional, assumida também como postura política do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF), o objetivo desta pesquisa foi investigar se, e como, a memória do Holocausto Brasileiro – aqui percebida como um tema sensível – é interpelada no Currículo de História da cidade de Barbacena (MG), ainda que essa cidade não possua um currículo municipal “oficial”, sendo regida pelo Currículo Referência de Minas Gerais, no qual a temática em questão é silenciada. A análise é realizada a partir de três eixos: Memória, Narrativa e Currículo. O corpo empírico da pesquisa é constituído por entrevistas-narrativas online com professoras e professores de História que atuam na referida cidade. Sob a ótica de Gabriel (2019, p. 76), o Currículo de História pode ser o próprio ato de percorrê-lo, e pode ser significado “como o conjunto de experiências e ações que ocorrem na escola e, em particular, na sala de aula, envolvendo os processos singulares de produção e de distribuição do conhecimento histórico escolar”. Partindo desse pressuposto, a investigação aponta um movimento docente produzindo um Currículo de História. Tal percepção fora nomeada como ação política docente – em outras palavras, disputando e produzindo concomitantemente um Currículo de História e um conhecimento histórico escolar “de” e “para” a cidade de Barbacena. Destarte, assume-se o “lugar de fronteira” (Monteiro, 2007) para o ensino e Currículo de História, possibilitando deslocamentos entre a memória do Holocausto Brasileiro e as prescrições curriculares de História que regem as escolas da educação básica pública de Barbacena. |
Abstract: | This dissertation focuses on the memory of the “Brazilian Holocaust”—the term by which the practices carried out at the Colônia de Barbacena Hospital have come to known due to their tragic consequences. The choice to examine this memory stems from its potential to influence the processes of identification and subjectivation of Barbacena residents through the teaching of History. Positioned within the field of History Education and informed by a postfoundational epistemic stance, which is also embraced as a political stance by the Group for Studies and Research on Evaluation, Curriculum, and History Teaching (GEPACEH/UFJF), the objective of this research was to investigate whether, and how, the memory of the Brazilian Holocaust—here perceived as a sensitive topic—is addressed in the History Curriculum of the city of Barbacena (MG). This is despite the fact that the city does not have an “official” municipal curriculum, instead adhering to the Reference Curriculum of Minas Gerais, in which this theme is silenced. The analysis is structured around three axes: Memory, Narrative, and Curriculum. The empirical body of the research consists of online narrative interviews with History teachers working in the city. From the perspective of Gabriel (2019, p. 76), the History Curriculum can be seen as the very act of engaging with it and can be understood “as the set of experiences and actions that occur in schools, particularly in the classroom, involving the singular processes of production and distribution of historical school knowledge.” Based on this assumption, our investigation identifies a movement among teachers producing a History Curriculum. This perception was named as a political action by teachers, namely, simultaneously contesting and creating a History Curriculum and historical knowledge “of” and “for” the city of Barbacena. Thus, we engage with the concept of “borderland” (Monteiro, 2007) for History teaching and Curriculum, enabling displacements between the memory of the Brazilian Holocaust and the curricular prescriptions of History governing public basic education schools in Barbacena. |
Palavras-chave: | Ensino de história Currículo Holocausto brasileiro Memória Hospital colônia de Barbacena History education Curriculum Brazilian holocaust Memory Colônia de Barbacena hospital |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17707 |
Data do documento: | 10-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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