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dc.contributor.advisor1Martins, Marcus Leonardo Bomfim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012095935996528pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Mariana Cassab-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6048906588257879pt_BR
dc.contributor.referee2Monteriro, Ana Maria Ferreira da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6098382779643532pt_BR
dc.creatorMartin, Fábio Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271521534781277pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T11:33:43Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-11T11:33:43Z-
dc.date.issued2024-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17707-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the memory of the “Brazilian Holocaust”—the term by which the practices carried out at the Colônia de Barbacena Hospital have come to known due to their tragic consequences. The choice to examine this memory stems from its potential to influence the processes of identification and subjectivation of Barbacena residents through the teaching of History. Positioned within the field of History Education and informed by a postfoundational epistemic stance, which is also embraced as a political stance by the Group for Studies and Research on Evaluation, Curriculum, and History Teaching (GEPACEH/UFJF), the objective of this research was to investigate whether, and how, the memory of the Brazilian Holocaust—here perceived as a sensitive topic—is addressed in the History Curriculum of the city of Barbacena (MG). This is despite the fact that the city does not have an “official” municipal curriculum, instead adhering to the Reference Curriculum of Minas Gerais, in which this theme is silenced. The analysis is structured around three axes: Memory, Narrative, and Curriculum. The empirical body of the research consists of online narrative interviews with History teachers working in the city. From the perspective of Gabriel (2019, p. 76), the History Curriculum can be seen as the very act of engaging with it and can be understood “as the set of experiences and actions that occur in schools, particularly in the classroom, involving the singular processes of production and distribution of historical school knowledge.” Based on this assumption, our investigation identifies a movement among teachers producing a History Curriculum. This perception was named as a political action by teachers, namely, simultaneously contesting and creating a History Curriculum and historical knowledge “of” and “for” the city of Barbacena. Thus, we engage with the concept of “borderland” (Monteiro, 2007) for History teaching and Curriculum, enabling displacements between the memory of the Brazilian Holocaust and the curricular prescriptions of History governing public basic education schools in Barbacena.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo a memória do Holocausto Brasileiro – maneira pela qual as práticas realizadas no Hospital Colônia de Barbacena ficaram conhecidas em função de seus resultados. A escolha por essa memória se dá pelo seu potencial de atravessar os processos de identificação e subjetivação dos sujeitos barbacenenses via ensino de História. Inscrita no campo do Ensino de História e na postura epistêmica pós-fundacional, assumida também como postura política do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF), o objetivo desta pesquisa foi investigar se, e como, a memória do Holocausto Brasileiro – aqui percebida como um tema sensível – é interpelada no Currículo de História da cidade de Barbacena (MG), ainda que essa cidade não possua um currículo municipal “oficial”, sendo regida pelo Currículo Referência de Minas Gerais, no qual a temática em questão é silenciada. A análise é realizada a partir de três eixos: Memória, Narrativa e Currículo. O corpo empírico da pesquisa é constituído por entrevistas-narrativas online com professoras e professores de História que atuam na referida cidade. Sob a ótica de Gabriel (2019, p. 76), o Currículo de História pode ser o próprio ato de percorrê-lo, e pode ser significado “como o conjunto de experiências e ações que ocorrem na escola e, em particular, na sala de aula, envolvendo os processos singulares de produção e de distribuição do conhecimento histórico escolar”. Partindo desse pressuposto, a investigação aponta um movimento docente produzindo um Currículo de História. Tal percepção fora nomeada como ação política docente – em outras palavras, disputando e produzindo concomitantemente um Currículo de História e um conhecimento histórico escolar “de” e “para” a cidade de Barbacena. Destarte, assume-se o “lugar de fronteira” (Monteiro, 2007) para o ensino e Currículo de História, possibilitando deslocamentos entre a memória do Holocausto Brasileiro e as prescrições curriculares de História que regem as escolas da educação básica pública de Barbacena.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHolocausto brasileiropt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHospital colônia de Barbacenapt_BR
dc.subjectHistory educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectBrazilian holocaustpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectColônia de Barbacena hospitalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProdução de memória: o (não) lugar do holocausto brasileiro no currículo de história em Barbacena/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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