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Clase: Dissertação
Título : Marguerite Duras: entre o real e o imaginário nas escrituras de “O amante” e “O amante da China do Norte”
Autor(es): Fonseca, Adenizia da Silva
Orientador: Ferreira, Júlia Simone
Miembros Examinadores: Nogueira, Nícea Helena de Almeida
Miembros Examinadores: Campos, Laura Barbosa
Resumo: Marguerite Duras (1914-1996) se destaca como uma figura fundamental na literatura e no cinema do século XX, com um impacto profundo na cultura francesa e internacional. Esta dissertação explora a complexa relação entre realidade e ficção na obra de Duras, focando, particularmente, em O amante (1984) e O amante da China do Norte (1991), ambas inseridas no denominado "ciclo indochinês". O objetivo é analisar como a autora recria e revisita sua própria trajetória através da fusão de elementos autobiográficos e fictícios. O estudo investiga de que maneira Duras utiliza suas experiências pessoais — como sua infância na Indochina, suas relações familiares conflituosas e sua iniciação sexual — para construir uma narrativa que atua, simultaneamente, como uma introspecção de sua vida e uma construção ficcional. A hipótese principal é que Duras, através da escrita, cria um entrelugar que serve como um mecanismo para reconfigurar e compreender suas vivências, transformando-as em ficção. A análise comparativa das duas obras visa revelar o jogo entre o real e o imaginário, além de esclarecer a intenção por trás dessa estratégia literária. Adotando uma abordagem qualitativa interpretativista, a dissertação utiliza uma diversidade de fontes teóricas, incluindo estudos acadêmicos internacionais e brasileiros sobre a obra de Duras, bem como entrevistas e análises críticas. O primeiro capítulo explora as transgressões de gênero e os pactos de leitura, discutindo como a escrita de Duras se posiciona nos gêneros de autobiografia, romance autobiográfico e autoficção. O segundo capítulo examina a biografia da autora e sua conexão com sua produção literária, destacando a relevância de sua obra no campo acadêmico. O capítulo final oferece uma análise detalhada das obras selecionadas, investigando a interseção entre o real e o imaginário e a ousadia na utilização da linguagem. Conclui-se que a escrita de Duras é uma ferramenta crucial para explorar e compreender suas experiências de vida, permitindo-lhe encontrar significado em sua história através da ficção. Como suporte teórico, serão utilizados os textos de Laure Adler (1998), FrédériqueLebelley (1994), JoëllePagés-Pindon (2012), SilvyeLoignon (2003), Philippe Lejeune (2008), Serge Doubrovsky (1997), Philippe Gasparini (2014), dentre outros.
Resumen : Marguerite Duras (1914-1996) se distingue comme une figure centrale dans la littérature et le cinéma du XXe siècle, ayant un impact profond sur la culture française et internationale. Cette dissertation explore la relation complexe entre réalité et fiction dans l'œuvre de Duras, en se concentrant particulièrement sur L'Amant (1984) et L'Amant de la Chine du Nord (1991), toutes deux inscrites dans le soi-disant "cycle indochinois". L'objectif est d'analyser comment l'auteure recrée et revisite son propre parcours à travers la fusion d'éléments autobiographiques et fictifs. L'étude examine comment Duras utilise ses expériences personnelles — telles que son enfance en Indochine, ses relations familiales conflictuelles et son initiation sexuelle — pour construire une narration qui fonctionne à la fois comme une introspection de sa vie et une construction fictionnelle. L'hypothèse principale est que Duras, à travers l'écriture, crée un entre-deux. qui sert de mécanisme pour reconfigurer et comprendre ses expériences, les transformant en fiction. L'analyse comparative des deux œuvres vise à révéler le jeu entre le réel et l'imaginaire, ainsi qu'à clarifier l'intention derrière cette stratégie littéraire. Adoptant une approche qualitative interprétative, la dissertation utilise une diversité de sources théoriques, y compris des études académiques internationales et brésiliennes sur l'œuvre de Duras, ainsi que des interviews et des analyses critiques. Le premier chapitre explore les transgressions de genre et les pactes de lecture, discutant de la manière dont l'écriture de Duras se positionne dans les genres de l'autobiographie, du roman autobiographique et de l'autofiction. Le deuxième chapitre examine la biographie de l'auteure et sa connexion avec sa production littéraire, soulignant la pertinence de son œuvre dans le domaine académique. Le chapitre final offre une analyse détaillée des œuvres sélectionnées, en investiguant l'intersection entre le réel et l'imaginaire et l'audace dans l'utilisation du langage. Il est conclu que l'écriture de Duras est un outil crucial pour explorer et comprendre ses expériences de vie, lui permettant de trouver un sens à son histoire à travers la fiction. Comme support théorique seront utilisés les textes de Laure Adler (1998), Frédérique Lebelley (1994), Joëlle Pagés-Pindon (2012), Sylvie Loignon (2003), Philippe Lejeune (2008), Serge Doubrovsky (1997), Philippe Gasparini (2014), dentre autres.
Palabras clave : Marguerite duras
Entrelugar
Jogo entre o real e imaginário
Literatura e cinematografia
Entre-deux
Jeu entre le réel et l'imaginaire
Littérature et cinématographie
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17706
Fecha de publicación : 25-sep-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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