Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17684
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patricgeraldomendonça.pdfPDF/A415.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Modelo binomial de escolha discreta – um exercício de aplicação na divisão modal de transporte
Author: Mendonça, Patric Geraldo
First Advisor: Teixeira Filho, José Luiz Lopes
Resumo: Este estudo tem como propósito, elaborar um roteiro metodológico, junto a uma pesquisa de preferência declarada, para o estudo de escolha modal para deslocamento. Para embasar teoricamente essa análise, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão. A metodologia adotada consiste na aplicação da Pesquisa de Preferência Declarada, utilizando como variável principal o tempo de viagem de 10 diferentes linhas de ônibus que circulam na cidade de Juiz de Fora — MG. Essas linhas serão consideradas hipóteses para o transporte coletivo. Paralelamente, será realizado um levantamento de custo e tempo para a mesma viagem, por meio de transportes por aplicativo, desde o ponto inicial até o ponto final do percurso. Para viabilizar a coleta de dados, foi utilizado o formulário do Google Forms, disponibilizando-o para o maior número possível de discentes que responderam. Dessa maneira, busca-se obter uma amostra das preferências dos estudantes em relação aos modos de transporte disponíveis. A análise dos resultados obtidos permitirá a modelagem através da Modelagem de Escolha Discreta, utilizando o Modelo Logit Binomial. Com isso, almejamos calcular a probabilidade de escolha entre os dois modos de transporte em questão, ou seja, ônibus e veículos por aplicativo. Adicionalmente, por meio do modelo, será possível identificar quais modificações, tanto em termos de tempo quanto de custo, teriam um impacto mais significativo na escolha modal dos participantes. Por fim, a partir dos dados obtidos verificar sua aplicabilidade como exercício prático para disciplina Planejamento e Economia dos Transportes.
Abstract: This study aims to develop a methodological guide, together with a declared preference survey, for the study of modal choice for positioning. To theoretically support this analysis, a bibliographical review was carried out on the topic in question. The methodology adopted consists of applying the Stated Preference Survey, using as the main variable the travel time of 10 different bus lines that circulate in the city of Juiz de Fora — MG. These lines will be considered possible for public transport. At the same time, a cost and time survey will be carried out for the same trip, using app-based transport, from the starting point to the end point of the route. To facilitate data collection, the Google Forms form was used, making it available to as many students as possible who responded. Therefore, try to obtain a sample of students’ preferences in relation to the available modes of transport. The analysis of the results obtained will allow modeling through Discrete Choice Modeling, using the Binomial Logit Model. Therefore, we always calculate the probability of choosing between the two modes of transport in question, that is, buses and vehicles per application. Furthermore, through the model, it will be possible to identify which modifications, both in terms of time and cost, will have a more significant impact on participants' modal choice. Finally, based on the data obtained, we verified its applicability as a practical exercise for the Transport Planning and Economics discipline.
Keywords: Divisão modal
Escolha modal
Preferência declarada
Modal division
Discrete choice model
Binomial model
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17684
Issue Date: 13-Dec-2023
Appears in Collections:Engenharia Civil - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons