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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência das mídias sociais nas decisões financeiras dos estudantes de Ciências Sociais Aplicadas da UFJF-GV
Autor(es): Souza, Raphael Mayllon Queiroga de
Primeiro Orientador: Dutra, Joyce Dantas
Membro da banca: Reis, Anderson de Oliveira
Membro da banca: Honorato, Eliane de Souza
Resumo: O presente trabalho busca compreender de que maneira as mídias sociais influenciam as decisões financeiras dos graduandos dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valares (UFJF-GV). As mídias sociais, ao facilitarem o compartilhamento de informações e experiências, têm potencial para influenciar a forma como os estudantes administram suas finanças, tanto em termos de consumo quanto de investimento. Para investigar essa influência, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um questionário on-line, através do Google Forms, como instrumento de coleta de dados, aplicado a uma amostra constituída por estudantes do referido instituto. Os dados obtidos foram analisados e tratados através do Microsoft Excel. Os resultados indicaram que, embora muitos estudantes utilizem as redes sociais como fonte de informação financeira, há uma preocupação com a veracidade e confiabilidade dessas informações. Constatou-se que, apesar do potencial educativo das redes sociais, os estudantes ainda enfrentam desafios para discernir entre conteúdos confiáveis e aqueles que podem levar a decisões financeiras inadequadas. Conclui-se, assim, que as mídias sociais desempenham um papel relevante na educação financeira, mas sua efetividade depende da capacidade dos usuários em filtrar e avaliar criticamente o conteúdo acessado.
Abstract: This study aims to understand the ways in which social networking services influence the financial decisions of students at the Institute of Applied Social Sciences (ICSA) of the Federal University of Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Social networks have the potential to influence the way that students manage their finances, whether it is consuming or investing, as they facilitate the sharing of information and experiences. To assess their influence, a qualitative survey was implemented through an online form, made with Google Forms, as a data collection tool applied to a sample of students. The data collected was analyzed and processed via Microsoft Excel. The results indicate that, although many students use social networking applications as a source of financial information, there is concern about the veracity and reliability of this information. It was found that, despite the educational potential of social networks, students still face challenges to distinguish between reliable content and that which may lead to inadequate financial decisions. Therefore, it is concluded that social networks perform a relevant role in financial education, however their effectiveness relies on the capacity of their users to filter and critically assess the content that is accessed.
Palavras-chave: Mídias sociais
Decisões financeiras
Educação financeira
Finanças pessoais
Social network
Social media
Financial decisions
Financial education
Personal finance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17678
Data do documento: 4-Out-2024
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus GV



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