Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17678
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raphaelmayllonqueirogadesouza.pdfPDF/A697.47 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dutra, Joyce Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090735330087500pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Anderson de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260535411008083pt_BR
dc.contributor.referee2Honorato, Eliane de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876640332052098pt_BR
dc.creatorSouza, Raphael Mayllon Queiroga de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-06T12:13:18Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-06T12:13:18Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17678-
dc.description.abstractThis study aims to understand the ways in which social networking services influence the financial decisions of students at the Institute of Applied Social Sciences (ICSA) of the Federal University of Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Social networks have the potential to influence the way that students manage their finances, whether it is consuming or investing, as they facilitate the sharing of information and experiences. To assess their influence, a qualitative survey was implemented through an online form, made with Google Forms, as a data collection tool applied to a sample of students. The data collected was analyzed and processed via Microsoft Excel. The results indicate that, although many students use social networking applications as a source of financial information, there is concern about the veracity and reliability of this information. It was found that, despite the educational potential of social networks, students still face challenges to distinguish between reliable content and that which may lead to inadequate financial decisions. Therefore, it is concluded that social networks perform a relevant role in financial education, however their effectiveness relies on the capacity of their users to filter and critically assess the content that is accessed.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender de que maneira as mídias sociais influenciam as decisões financeiras dos graduandos dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valares (UFJF-GV). As mídias sociais, ao facilitarem o compartilhamento de informações e experiências, têm potencial para influenciar a forma como os estudantes administram suas finanças, tanto em termos de consumo quanto de investimento. Para investigar essa influência, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um questionário on-line, através do Google Forms, como instrumento de coleta de dados, aplicado a uma amostra constituída por estudantes do referido instituto. Os dados obtidos foram analisados e tratados através do Microsoft Excel. Os resultados indicaram que, embora muitos estudantes utilizem as redes sociais como fonte de informação financeira, há uma preocupação com a veracidade e confiabilidade dessas informações. Constatou-se que, apesar do potencial educativo das redes sociais, os estudantes ainda enfrentam desafios para discernir entre conteúdos confiáveis e aqueles que podem levar a decisões financeiras inadequadas. Conclui-se, assim, que as mídias sociais desempenham um papel relevante na educação financeira, mas sua efetividade depende da capacidade dos usuários em filtrar e avaliar criticamente o conteúdo acessado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectDecisões financeiraspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectSocial networkpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectFinancial decisionspt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectPersonal financept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleA influência das mídias sociais nas decisões financeiras dos estudantes de Ciências Sociais Aplicadas da UFJF-GVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons