Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17601
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leticiaaparecidavalentedecamposandrade.pdf3.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
leticiaaparecidavalentedecamposandrade- produtoeducacional.pdf201.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O uso de sequência didática com abordagens diversificadas para o ensino de virologia no ensino médio
Autor(es): Andrade, Letícia Aparecida Valente de Campos
Orientador: Watanabe, Aripuanã Sakurada Aranha
Miembros Examinadores: Pereira, Renato Michele Munk
Miembros Examinadores: Tesser, Renato Borges
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática utilizando as redes sociais e modelagem tridimensional de vírus, como estratégia de ensino lúdico-investigativa para a abordagem do conteúdo vírus com os estudantes do ensino médio. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, de natureza aplicadae pautado nos fundamentos da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Os estudantes comtemplados são de uma escola pública da rede estadual no município Fervedouro – Minas Gerais, tendo como participantes 20 estudantes do 2º ano do ensino médio. O método aplicado foi a elaboração de uma sequência didática, constituída por quatro etapas (níveis), roda de conversa para conhecimento prévio sobre a temática, levantamento de dados sobre a temática, construção dos modelos didáticos tridimensionais educacionais e publicações na rede social Instagram sobre a temática, tudoisso estruturado em torno de 6 horas/aulas. Como instrumentos de coleta de dados optou-se por observação do pesquisador, publicações na rede social Instagram e aplicação de questionário (pós a aplicação da sequência didática). A análise da sequência didática foi realizada com base nas respostas dadas ao questionário pós enas observações diretas realizadas pelo professor- pesquisador. O trabalho possibilitou a construção de um produto principal, uma sequência didática, modelos didáticos tridmensionais de vírus e criação de uma página na rede social Instagram durante a execução da sequência didática. Ao fim do processo, foi detectado um melhor rendimento e um aumento no interesse pelo tema por parte dos discentes participantes.
Resumen : The present work aimed to develop a didactic sequence using social networks and threedimensional modeling of viruses, as a playful-investigative teaching strategy to approach virus content with high school students. This work is a descriptive study, of an applied nature and based on the foundations of action research, with a qualitative approach. The contemplated students are from a public school in the state network inthe municipality of Fervedouro – Minas Gerais, with 20 students in the 2nd year of thenew high school as participants. The method applied was the elaboration of a didacticsequence, consisting of four stages (levels), a conversation circle for prior knowledge on the topic, data collection on the topic, construction of educational didactic models and publications on the social network Instagram on the topic. , all structured around 6hours/classes. As data collection instruments, we chose observation by the researcher,publications on the social network Instagram and application of a questionnaire (after the application of the didactic sequence). The analysis of the didactic sequence was carried out based on the answers given to the post questionnaire and on direct observations carried out by the teacherresearcher. The work enabled the constructionof a main product, a didactic sequence, three-dimensional didactic models of viruses and the creation of a page on the social network Instagram during the execution of thedidactic sequence. At the end of the process, better performance and an increase in interest in the topic on the part of participating students were detected.
Palabras clave : Rede social
Ensino de virologia
Modelagem tridimensional
Social network
Virology teaching
And three-dimensional modeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17601
Fecha de publicación : 21-may-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons