Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17601
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiaaparecidavalentedecamposandrade.pdf3.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leticiaaparecidavalentedecamposandrade- produtoeducacional.pdf201.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Watanabe, Aripuanã Sakurada Aranha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496811099426136pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Renato Michele Munk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094404295191170pt_BR
dc.contributor.referee2Tesser, Renato Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171517590790197pt_BR
dc.creatorAndrade, Letícia Aparecida Valente de Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558013493470599pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T11:55:22Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-31T11:55:22Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17601-
dc.description.abstractThe present work aimed to develop a didactic sequence using social networks and threedimensional modeling of viruses, as a playful-investigative teaching strategy to approach virus content with high school students. This work is a descriptive study, of an applied nature and based on the foundations of action research, with a qualitative approach. The contemplated students are from a public school in the state network inthe municipality of Fervedouro – Minas Gerais, with 20 students in the 2nd year of thenew high school as participants. The method applied was the elaboration of a didacticsequence, consisting of four stages (levels), a conversation circle for prior knowledge on the topic, data collection on the topic, construction of educational didactic models and publications on the social network Instagram on the topic. , all structured around 6hours/classes. As data collection instruments, we chose observation by the researcher,publications on the social network Instagram and application of a questionnaire (after the application of the didactic sequence). The analysis of the didactic sequence was carried out based on the answers given to the post questionnaire and on direct observations carried out by the teacherresearcher. The work enabled the constructionof a main product, a didactic sequence, three-dimensional didactic models of viruses and the creation of a page on the social network Instagram during the execution of thedidactic sequence. At the end of the process, better performance and an increase in interest in the topic on the part of participating students were detected.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática utilizando as redes sociais e modelagem tridimensional de vírus, como estratégia de ensino lúdico-investigativa para a abordagem do conteúdo vírus com os estudantes do ensino médio. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, de natureza aplicadae pautado nos fundamentos da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Os estudantes comtemplados são de uma escola pública da rede estadual no município Fervedouro – Minas Gerais, tendo como participantes 20 estudantes do 2º ano do ensino médio. O método aplicado foi a elaboração de uma sequência didática, constituída por quatro etapas (níveis), roda de conversa para conhecimento prévio sobre a temática, levantamento de dados sobre a temática, construção dos modelos didáticos tridimensionais educacionais e publicações na rede social Instagram sobre a temática, tudoisso estruturado em torno de 6 horas/aulas. Como instrumentos de coleta de dados optou-se por observação do pesquisador, publicações na rede social Instagram e aplicação de questionário (pós a aplicação da sequência didática). A análise da sequência didática foi realizada com base nas respostas dadas ao questionário pós enas observações diretas realizadas pelo professor- pesquisador. O trabalho possibilitou a construção de um produto principal, uma sequência didática, modelos didáticos tridmensionais de vírus e criação de uma página na rede social Instagram durante a execução da sequência didática. Ao fim do processo, foi detectado um melhor rendimento e um aumento no interesse pelo tema por parte dos discentes participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectEnsino de virologiapt_BR
dc.subjectModelagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectSocial networkpt_BR
dc.subjectVirology teachingpt_BR
dc.subjectAnd three-dimensional modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso de sequência didática com abordagens diversificadas para o ensino de virologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons