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Type: Dissertação
Title: Precarização do trabalho docente: o trabalho de professores contratados no município de Juiz de Fora em mais de uma década sem concurso
Author: Silva, Marcos Sacramento
First Advisor: Nozaki, Hajime Takeuchi
Referee Member: Quelhas, Álvaro de Azeredo
Referee Member: Silva, Amanda Moreira da
Resumo: As crises cíclicas do modo de produção capitalista provocaram mudanças profundas no mundo do trabalho por meio de suas estratégias de gerência, como o neoliberalismo aliado à reestruturação produtiva. Assim, o capitalismo passou a exigir um trabalhador flexível, que lida com o trabalho temporário, precário e que recebe baixos salários. Esta condição afeta boa parte do professorado, contudo, nosso estudo foca no caso dos professores que ano após ano buscam contratos na rede de educação da cidade de Juiz de Fora. Buscamos compreender se a condição enfrentada pelos docentes da cidade em questão pode caracterizá-los como precariado professoral, ou seja, a parcela pior paga e explorada dos professores brasileiros. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar/identificar as condições de trabalho do professorado juizforano a fim de constatar como desenvolvem suas práticas diante de um cenário marcado pelos mecanismos de subcontratação e pela consequente precarização do trabalho docente. O referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento da pesquisa é o materialismo histórico dialético e a estratégia consiste em uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores que trabalham como contratados na rede municipal de educação do município de Juiz de Fora. Os docentes, apesar de serem altamente escolarizados, lidam com baixos salários, condições inadequadas de trabalho e alta rotatividade nas escolas em que lecionam, portanto, podemos caracterizá-los como parte do precariado professoral. Concluímos que os professores que participaram de nossa pesquisa se caracterizam como parte do precariado professoral
Abstract: The cyclical crises of the capitalist mode of production caused profound changes in the world of work through its management strategies, such as neoliberalism combined with productive restructuring. Thus, capitalism began to require a flexible worker, who deals with temporary, precarious work and receives low wages. This condition affects a large part of the teaching staff, however, our study focuses on the case of teachers who year after year seek contracts in the education network in the city of Juiz de Fora. We seek to understand whether the condition faced by teachers in the city in question can characterize them as a teaching precariat, that is, the worst paid and exploited portion of Brazilian teachers. In light of the above, the present study aims to analyze/identify the working conditions of Juiz de Fora teachers in order to determine how they develop their practices in a scenario marked by subcontracting mechanisms and the consequent precariousness of teaching work. The theoretical-methodological framework for developing the research is dialectical historical materialism and the strategy consists of field research, through semi-structured interviews with teachers who work as contractors in the municipal education network in the city of Juiz de Fora. Teachers, despite being highly educated, deal with low salaries, inadequate working conditions and high turnover in the schools where they teach, therefore, we can characterize them as part of the teaching precariat. We conclude that the teachers who participated in our research are characterized as part of the teaching precariat
Keywords: Precariado
Precarização do trabalho
Trabalho docente
Precariat
Precariousness of work
Teaching work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17559
Issue Date: 26-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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