Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17559
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcossacramentosilva.pdf1.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Precarização do trabalho docente: o trabalho de professores contratados no município de Juiz de Fora em mais de uma década sem concurso
Autor(es): Silva, Marcos Sacramento
Orientador: Nozaki, Hajime Takeuchi
Miembros Examinadores: Quelhas, Álvaro de Azeredo
Miembros Examinadores: Silva, Amanda Moreira da
Resumo: As crises cíclicas do modo de produção capitalista provocaram mudanças profundas no mundo do trabalho por meio de suas estratégias de gerência, como o neoliberalismo aliado à reestruturação produtiva. Assim, o capitalismo passou a exigir um trabalhador flexível, que lida com o trabalho temporário, precário e que recebe baixos salários. Esta condição afeta boa parte do professorado, contudo, nosso estudo foca no caso dos professores que ano após ano buscam contratos na rede de educação da cidade de Juiz de Fora. Buscamos compreender se a condição enfrentada pelos docentes da cidade em questão pode caracterizá-los como precariado professoral, ou seja, a parcela pior paga e explorada dos professores brasileiros. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar/identificar as condições de trabalho do professorado juizforano a fim de constatar como desenvolvem suas práticas diante de um cenário marcado pelos mecanismos de subcontratação e pela consequente precarização do trabalho docente. O referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento da pesquisa é o materialismo histórico dialético e a estratégia consiste em uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores que trabalham como contratados na rede municipal de educação do município de Juiz de Fora. Os docentes, apesar de serem altamente escolarizados, lidam com baixos salários, condições inadequadas de trabalho e alta rotatividade nas escolas em que lecionam, portanto, podemos caracterizá-los como parte do precariado professoral. Concluímos que os professores que participaram de nossa pesquisa se caracterizam como parte do precariado professoral
Resumen : The cyclical crises of the capitalist mode of production caused profound changes in the world of work through its management strategies, such as neoliberalism combined with productive restructuring. Thus, capitalism began to require a flexible worker, who deals with temporary, precarious work and receives low wages. This condition affects a large part of the teaching staff, however, our study focuses on the case of teachers who year after year seek contracts in the education network in the city of Juiz de Fora. We seek to understand whether the condition faced by teachers in the city in question can characterize them as a teaching precariat, that is, the worst paid and exploited portion of Brazilian teachers. In light of the above, the present study aims to analyze/identify the working conditions of Juiz de Fora teachers in order to determine how they develop their practices in a scenario marked by subcontracting mechanisms and the consequent precariousness of teaching work. The theoretical-methodological framework for developing the research is dialectical historical materialism and the strategy consists of field research, through semi-structured interviews with teachers who work as contractors in the municipal education network in the city of Juiz de Fora. Teachers, despite being highly educated, deal with low salaries, inadequate working conditions and high turnover in the schools where they teach, therefore, we can characterize them as part of the teaching precariat. We conclude that the teachers who participated in our research are characterized as part of the teaching precariat
Palabras clave : Precariado
Precarização do trabalho
Trabalho docente
Precariat
Precariousness of work
Teaching work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17559
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons