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dc.contributor.advisor1Nozaki, Hajime Takeuchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0478458036481725pt_BR
dc.contributor.referee1Quelhas, Álvaro de Azeredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1455209709093419pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amanda Moreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, Marcos Sacramento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0917714158163494pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T15:46:46Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-25T15:46:46Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17559-
dc.description.abstractThe cyclical crises of the capitalist mode of production caused profound changes in the world of work through its management strategies, such as neoliberalism combined with productive restructuring. Thus, capitalism began to require a flexible worker, who deals with temporary, precarious work and receives low wages. This condition affects a large part of the teaching staff, however, our study focuses on the case of teachers who year after year seek contracts in the education network in the city of Juiz de Fora. We seek to understand whether the condition faced by teachers in the city in question can characterize them as a teaching precariat, that is, the worst paid and exploited portion of Brazilian teachers. In light of the above, the present study aims to analyze/identify the working conditions of Juiz de Fora teachers in order to determine how they develop their practices in a scenario marked by subcontracting mechanisms and the consequent precariousness of teaching work. The theoretical-methodological framework for developing the research is dialectical historical materialism and the strategy consists of field research, through semi-structured interviews with teachers who work as contractors in the municipal education network in the city of Juiz de Fora. Teachers, despite being highly educated, deal with low salaries, inadequate working conditions and high turnover in the schools where they teach, therefore, we can characterize them as part of the teaching precariat. We conclude that the teachers who participated in our research are characterized as part of the teaching precariatpt_BR
dc.description.resumoAs crises cíclicas do modo de produção capitalista provocaram mudanças profundas no mundo do trabalho por meio de suas estratégias de gerência, como o neoliberalismo aliado à reestruturação produtiva. Assim, o capitalismo passou a exigir um trabalhador flexível, que lida com o trabalho temporário, precário e que recebe baixos salários. Esta condição afeta boa parte do professorado, contudo, nosso estudo foca no caso dos professores que ano após ano buscam contratos na rede de educação da cidade de Juiz de Fora. Buscamos compreender se a condição enfrentada pelos docentes da cidade em questão pode caracterizá-los como precariado professoral, ou seja, a parcela pior paga e explorada dos professores brasileiros. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar/identificar as condições de trabalho do professorado juizforano a fim de constatar como desenvolvem suas práticas diante de um cenário marcado pelos mecanismos de subcontratação e pela consequente precarização do trabalho docente. O referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento da pesquisa é o materialismo histórico dialético e a estratégia consiste em uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores que trabalham como contratados na rede municipal de educação do município de Juiz de Fora. Os docentes, apesar de serem altamente escolarizados, lidam com baixos salários, condições inadequadas de trabalho e alta rotatividade nas escolas em que lecionam, portanto, podemos caracterizá-los como parte do precariado professoral. Concluímos que os professores que participaram de nossa pesquisa se caracterizam como parte do precariado professoralpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectPrecariadopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPrecariatpt_BR
dc.subjectPrecariousness of workpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho docente: o trabalho de professores contratados no município de Juiz de Fora em mais de uma década sem concursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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