Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17549
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcellyanitaalmeidamiscoli.pdf369.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O processo de ensino e aprendizagem de matemática por meio de jogos pedagógicos: um estudo dos trabalhos apresentados nos encontros de práticas em ciências e matemática nos anos iniciais
Autor(es): Miscoli, Marcelly Anita Almeida
Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Miembros Examinadores: Tomé, Neila Maria de Almeida
Resumo: Este trabalho tem como questão orientadora: O que os trabalhos publicados no Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais - CIMAI - trazem sobre as contribuições dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais? E como objetivo geral investigar os trabalhos publicados no CIMAI sobre os jogos e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão de literatura nos cinco anais do CIMAI, evento em que foram apresentados diversos estudos de diferentes temas das áreas de ciências e matemática no período compreendido entre 2016 e 2020. Foi realizada a leitura de todos os títulos dos trabalhos e foram encontrados e analisados 13 trabalhos do CIMAI que tratavam da temática deste trabalho. Por meio de fichamento e análise dos trabalhos, foi possível perceber as diversas contribuições que esses recursos pedagógicos trazem para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. O uso dos jogos fortalece e conduz todos os sujeitos envolvidos no processo, potencializando a aprendizagem e tornando-a mais significativa. Além disso, os jogos pedagógicos são capazes de proporcionar uma experiência mais prazerosa para os alunos, pois melhoram a socialização, a interação, promovem a inclusão, tornam a aprendizagem mais lúdica e divertida, melhorando assim o interesse dos estudantes pelos conteúdos. Também ensinam a respeitar regras e a importância de uma competição saudável, ajudam na reflexão, no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e favorecem a criatividade na busca de soluções
Resumen : This paper has as its guiding question: what do the papers published in the meeting of practices in science and mathematics in the early years - CIMAI - bring about the contributions of games to the process of teaching and learning mathematics in early childhood education and the early years? and as a general objective, to investigate the papers published in CIMAI about games and their contributions to the process of teaching and learning mathematics in early childhood education and the early years. to this end, a literature review was developed in the five annals of CIMAI, an event in which several studies on different topics in the areas of science and mathematics were presented in the period between 2016 and 2020. all the titles of the papers were read and 13 CIMAI papers that dealt with the theme of this paper were found and analyzed. through the filing and analysis of the papers, it was possible to perceive the various contributions that these pedagogical resources bring to the process of teaching and learning mathematics. the use of games strengthens and guides all the subjects involved in the process, enhancing learning and making it more meaningful. furthermore, educational games can provide a more enjoyable experience for students, as they improve socialization and interaction, promote inclusion, and make learning more playful and fun, thus increasing students' interest in the content. they also teach students to respect rules and the importance of healthy competition, help them reflect, develop logical and mathematical reasoning, and encourage creativity in finding solutions
Palabras clave : Matemática
Jogos
Lúdico
Educação infantil
Anos iniciais
Mathematics
Games
Playful
Childhood education
Early years
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17549
Fecha de publicación : 6-sep-2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons