Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17549
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcellyanitaalmeidamiscoli.pdf369.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O processo de ensino e aprendizagem de matemática por meio de jogos pedagógicos: um estudo dos trabalhos apresentados nos encontros de práticas em ciências e matemática nos anos iniciais
Author: Miscoli, Marcelly Anita Almeida
First Advisor: Carneiro, Reginaldo Fernando
Referee Member: Tomé, Neila Maria de Almeida
Resumo: Este trabalho tem como questão orientadora: O que os trabalhos publicados no Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais - CIMAI - trazem sobre as contribuições dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais? E como objetivo geral investigar os trabalhos publicados no CIMAI sobre os jogos e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão de literatura nos cinco anais do CIMAI, evento em que foram apresentados diversos estudos de diferentes temas das áreas de ciências e matemática no período compreendido entre 2016 e 2020. Foi realizada a leitura de todos os títulos dos trabalhos e foram encontrados e analisados 13 trabalhos do CIMAI que tratavam da temática deste trabalho. Por meio de fichamento e análise dos trabalhos, foi possível perceber as diversas contribuições que esses recursos pedagógicos trazem para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. O uso dos jogos fortalece e conduz todos os sujeitos envolvidos no processo, potencializando a aprendizagem e tornando-a mais significativa. Além disso, os jogos pedagógicos são capazes de proporcionar uma experiência mais prazerosa para os alunos, pois melhoram a socialização, a interação, promovem a inclusão, tornam a aprendizagem mais lúdica e divertida, melhorando assim o interesse dos estudantes pelos conteúdos. Também ensinam a respeitar regras e a importância de uma competição saudável, ajudam na reflexão, no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e favorecem a criatividade na busca de soluções
Abstract: This paper has as its guiding question: what do the papers published in the meeting of practices in science and mathematics in the early years - CIMAI - bring about the contributions of games to the process of teaching and learning mathematics in early childhood education and the early years? and as a general objective, to investigate the papers published in CIMAI about games and their contributions to the process of teaching and learning mathematics in early childhood education and the early years. to this end, a literature review was developed in the five annals of CIMAI, an event in which several studies on different topics in the areas of science and mathematics were presented in the period between 2016 and 2020. all the titles of the papers were read and 13 CIMAI papers that dealt with the theme of this paper were found and analyzed. through the filing and analysis of the papers, it was possible to perceive the various contributions that these pedagogical resources bring to the process of teaching and learning mathematics. the use of games strengthens and guides all the subjects involved in the process, enhancing learning and making it more meaningful. furthermore, educational games can provide a more enjoyable experience for students, as they improve socialization and interaction, promote inclusion, and make learning more playful and fun, thus increasing students' interest in the content. they also teach students to respect rules and the importance of healthy competition, help them reflect, develop logical and mathematical reasoning, and encourage creativity in finding solutions
Keywords: Matemática
Jogos
Lúdico
Educação infantil
Anos iniciais
Mathematics
Games
Playful
Childhood education
Early years
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17549
Issue Date: 6-Sep-2024
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons