Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17507
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovannaventurini.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Joana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3145804659613320pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee3Mafra, Rennan Lanna Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7855740978392721pt_BR
dc.creatorVenturini, Giovanna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533681554629478pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T15:53:24Z-
dc.date.available2024-10-14-
dc.date.available2024-10-17T15:53:24Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17507-
dc.description.abstractEsta investigación trata de la efectuación del derecho a la educación de los pueblos gitanos, con un estudio de caso realizado en la comunidad gitana de Igrejinha (barrio del municipio de Juiz de Fora - MG). Fue realizado un breve panorama de la historia de los gitanos, , utilizando documentos relevantes y autores como Ian Hancock (1987) y Rodrigo Teixeira (2009), articulando el tema con el concepto de estigma de Erving Goffman (1980) y autores de los subaltern studies. Se adoptó la idea de derecho a la educación dividido en tres generaciones según organizado por Carlota Boto (2005), analizando cada generación a la luz de la legislación pertinente y demás autores relevantes. En cuanto a las políticas públicas, fueron hechas consideraciones sobre la manera con que las políticas son formuladas en Brasil, trayendo ejemplos de la Península Ibérica para levantar posibilidades y particularidades sobre las políticas públicas direccionadas específicamente a los gitanos. Por fin, la investigación de campo fue hecha con métodos cualitativos, a fin de comprender las dinámicas entre la escuela y las familias gitanas — así como las percepciones de los gitanos sobre la educación formal.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da efetivação do direito à educação dos povos ciganos, com um estudo de caso realizado na comunidade cigana de Igrejinha (bairro do município de Juiz de Fora – MG). Foi realizado um breve panorama da história dos ciganos, utilizando documentos relevantes e autores como Ian Hancock (1987) e Rodrigo Teixeira (2009), articulando o tema com o conceito de estigma de Erving Goffman (1980) e autores dos subaltern studies. Adotou-se a ideia de direito à educação dividido em três gerações conforme organizado por Carlota Boto (2005), analisando cada geração à luz da legislação pertinente e demais autores relevantes. Quanto às políticas públicas, foram feitas considerações sobre a maneira com que as políticas são formuladas no Brasil, trazendo exemplos da Península Ibérica para levantar possibilidades e particularidades a respeito das políticas públicas voltadas especificamente a ciganos. Por fim, a pesquisa de campo foi feita com métodos qualitativos, a fim de entender as dinâmicas entre a escola e as famílias ciganas — bem como as percepções dos ciganos a respeito da educação formal.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiganospt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectGitanospt_BR
dc.subjectDerecho a la educaciónpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleBronce y sueño: direito à educação e povos ciganos em Juiz de Fora – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons