https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17507
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
giovannaventurini.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Joana de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3145804659613320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dutra, Rogéria Campos de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6900507008311334 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mafra, Rennan Lanna Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7855740978392721 | pt_BR |
dc.creator | Venturini, Giovanna | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0533681554629478 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T15:53:24Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14 | - |
dc.date.available | 2024-10-17T15:53:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17507 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación trata de la efectuación del derecho a la educación de los pueblos gitanos, con un estudio de caso realizado en la comunidad gitana de Igrejinha (barrio del municipio de Juiz de Fora - MG). Fue realizado un breve panorama de la historia de los gitanos, , utilizando documentos relevantes y autores como Ian Hancock (1987) y Rodrigo Teixeira (2009), articulando el tema con el concepto de estigma de Erving Goffman (1980) y autores de los subaltern studies. Se adoptó la idea de derecho a la educación dividido en tres generaciones según organizado por Carlota Boto (2005), analizando cada generación a la luz de la legislación pertinente y demás autores relevantes. En cuanto a las políticas públicas, fueron hechas consideraciones sobre la manera con que las políticas son formuladas en Brasil, trayendo ejemplos de la Península Ibérica para levantar posibilidades y particularidades sobre las políticas públicas direccionadas específicamente a los gitanos. Por fin, la investigación de campo fue hecha con métodos cualitativos, a fin de comprender las dinámicas entre la escuela y las familias gitanas — así como las percepciones de los gitanos sobre la educación formal. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata da efetivação do direito à educação dos povos ciganos, com um estudo de caso realizado na comunidade cigana de Igrejinha (bairro do município de Juiz de Fora – MG). Foi realizado um breve panorama da história dos ciganos, utilizando documentos relevantes e autores como Ian Hancock (1987) e Rodrigo Teixeira (2009), articulando o tema com o conceito de estigma de Erving Goffman (1980) e autores dos subaltern studies. Adotou-se a ideia de direito à educação dividido em três gerações conforme organizado por Carlota Boto (2005), analisando cada geração à luz da legislação pertinente e demais autores relevantes. Quanto às políticas públicas, foram feitas considerações sobre a maneira com que as políticas são formuladas no Brasil, trazendo exemplos da Península Ibérica para levantar possibilidades e particularidades a respeito das políticas públicas voltadas especificamente a ciganos. Por fim, a pesquisa de campo foi feita com métodos qualitativos, a fim de entender as dinâmicas entre a escola e as famílias ciganas — bem como as percepções dos ciganos a respeito da educação formal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PROQUALI (UFJF) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciganos | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Gitanos | pt_BR |
dc.subject | Derecho a la educación | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | Bronce y sueño: direito à educação e povos ciganos em Juiz de Fora – MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License