Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais
Author: Abreu, Pedro Henrique Benevides de
First Advisor: Bruno, Adriana Rocha
Referee Member: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Mattar Neto, João Augusto
Resumo: Este trabalho busca compreender as aprendizagens que surgem da utilização de videogames de entretenimento por nativos digitais. Deste modo, a problemática anunciada se constitui em compreender as aprendizagens que emergem aos nativos digitais em sua relação com os videogames. Por meio do estudo teórico sobre nativos digitais e aprendizagens, acompanhado de questionários abertos com os sujeitos de pesquisa – a saber, jovens alunos de cursos de pós-graduação brasileiros e alunos do Ensino Médio de uma escola pública –, a pesquisa discutiu a temática proposta. A empiria, que neste contexto assumiu-se como ilustrativa, elucidou e desenvolveu um plano de fundo sobre as realidades de aprendizagens em nativos digitais e a forma como aprendem. Compreendem-se como nativos digitais não somente aqueles indivíduos que nasceram e se desenvolveram rodeados por tecnologias digitais, como também pessoas que lançam mão desses elementos nas mais variadas facetas de suas vidas. De forma a direcionar o olhar para esses indivíduos e suas apropriações do mundo dos jogos eletrônicos, utilizamos algumas pistas por meio dos estudos realizados pelo psicólogo americano David Kolb acerca de aprendizagem experiencial, aliados aos do estudioso americano Marc Prensky e suas formulações sobre a aprendizagem de nativos digitais. As pistas encontradas revelaram que esses indivíduos se relacionam de maneira peculiar com os games. De fato, para os nativos digitais, jogar, estudar e trabalhar se misturam em um amálgama produtivo, no qual todas essas etapas se confundem e geram conhecimento.
Abstract: This paper seeks to understand the learning that arises from the use of entertainment video games in digital natives. Towards that goal, the question established itself though the following problem: what type of learning can emerge from de natives relationship with games? Through dialogue, via open questionnaires with the research subjects, namely: young post graduate Brazilian students and High School students form a public school, we tried to develop a research of illustrative nature, intended to elucidate and develop a background of the realities of the digital natives learning process. It is understood by digital natives, not only those individuals who were born and developed surrounded by digital technologies, as well as people who use these elements in various facets of their lives. In order to address these individuals and their appropriation of the world of video games, we used some of the studies conducted by the American psychologist David Kolb on experiential learning, combined with studies of the American scholar Marc Prensky and their formulations about learning of digital natives. The research revealed that these individual have different relationships with games. In a way, when it comes to digital natives, what they play, study or work with ends up blending together generating knowledge.
Keywords: Games
Educação
Jogos eletrônicos
Nativos digitais
Aprendizagem
Games
Education
Digital natives
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750
Issue Date: 15-Jun-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.