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dc.contributor.advisor1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee2Mattar Neto, João Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180853J2pt_BR
dc.creatorAbreu, Pedro Henrique Benevides de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456404D6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-08T13:24:19Z-
dc.date.available2016-07-07-
dc.date.available2016-07-08T13:24:19Z-
dc.date.issued2012-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750-
dc.description.abstractThis paper seeks to understand the learning that arises from the use of entertainment video games in digital natives. Towards that goal, the question established itself though the following problem: what type of learning can emerge from de natives relationship with games? Through dialogue, via open questionnaires with the research subjects, namely: young post graduate Brazilian students and High School students form a public school, we tried to develop a research of illustrative nature, intended to elucidate and develop a background of the realities of the digital natives learning process. It is understood by digital natives, not only those individuals who were born and developed surrounded by digital technologies, as well as people who use these elements in various facets of their lives. In order to address these individuals and their appropriation of the world of video games, we used some of the studies conducted by the American psychologist David Kolb on experiential learning, combined with studies of the American scholar Marc Prensky and their formulations about learning of digital natives. The research revealed that these individual have different relationships with games. In a way, when it comes to digital natives, what they play, study or work with ends up blending together generating knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender as aprendizagens que surgem da utilização de videogames de entretenimento por nativos digitais. Deste modo, a problemática anunciada se constitui em compreender as aprendizagens que emergem aos nativos digitais em sua relação com os videogames. Por meio do estudo teórico sobre nativos digitais e aprendizagens, acompanhado de questionários abertos com os sujeitos de pesquisa – a saber, jovens alunos de cursos de pós-graduação brasileiros e alunos do Ensino Médio de uma escola pública –, a pesquisa discutiu a temática proposta. A empiria, que neste contexto assumiu-se como ilustrativa, elucidou e desenvolveu um plano de fundo sobre as realidades de aprendizagens em nativos digitais e a forma como aprendem. Compreendem-se como nativos digitais não somente aqueles indivíduos que nasceram e se desenvolveram rodeados por tecnologias digitais, como também pessoas que lançam mão desses elementos nas mais variadas facetas de suas vidas. De forma a direcionar o olhar para esses indivíduos e suas apropriações do mundo dos jogos eletrônicos, utilizamos algumas pistas por meio dos estudos realizados pelo psicólogo americano David Kolb acerca de aprendizagem experiencial, aliados aos do estudioso americano Marc Prensky e suas formulações sobre a aprendizagem de nativos digitais. As pistas encontradas revelaram que esses indivíduos se relacionam de maneira peculiar com os games. De fato, para os nativos digitais, jogar, estudar e trabalhar se misturam em um amálgama produtivo, no qual todas essas etapas se confundem e geram conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital nativespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGames e educação: potência de aprendizagem em nativos digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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