https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1746
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ricardoferreiraparaizo.pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de geometria espacial com utilização de vídeos e manipulação de materias concretos – um estudo no ensino médio |
Autor(es): | Paraizo, Ricardo Ferreira |
Primeiro Orientador: | Olimpio Junior, Antonio |
Co-orientador: | Guerra, Márcio de Oliveira |
Membro da banca: | Healy, Siobhan Victoria |
Membro da banca: | Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
Resumo: | Neste trabalho investigamos as possibilidades e limitações emergentes da utilização integrada de vídeos didáticos e da manipulação de materiais concretos no ensino de geometria no Ensino Médio. A pesquisa, conduzida segundo os critérios da grounded theory, foi realizada com doze participantes do terceiro ano de uma escola pública de Minas Gerais. A coleta e a análise dos dados tiveram como foco os conceitos de área de figuras planas e de volume de sólidos. O estudo descreve as percepções e concepções dos participantes em relação aos conceitos geométricos supra-referidos e à abordagem metodológica utilizada, e sugere que o ludismo, a interação, a contextualização, a etimologia, a qualidade de imagem e som, a concisão e a clareza são os principais elementos a serem observados em vídeoproduções com objetivos similares ao investigado. A pesquisa destaca ainda o papel significativo da manipulação de materiais concretos pelos participantes, assim como o papel mediador do professor, ao longo de todo o processo instrucional. |
Abstract: | In this work we investigate the possibilities and limitations arising from the integrated use of educational videos and manipulation of concrete materials in high school geometry. The research was conducted, according to the grounded theory method, with twelve third-year high school participants from a public school of Minas Gerais, Brazil. The data collection and analysis focused on the concept of area of plane figures and on the concept of volume of solids. The study describes the perceptions and conceptions of the participants in relation to the aforementioned geometric concepts as well as to the methodological approach, and suggests that ludic dimension, interaction, context, etymology, image and sound quality, conciseness and clarity are the main elements to be observed in video productions addressing similar goals. The research also highlights as significant the manipulation of concrete materials by the participants as well as the mediator role of the teacher throughout the instructional process. |
Palavras-chave: | Educação matemática Vídeo educativo Manipulação de materiais concretos Áreas de regiões planas Volumes de sólidos geométricos Math education Educational videos Manipulation of concrete materials Areas of plane regions Volumes of geometric solids |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1746 |
Data do documento: | 2-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.