Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardoferreiraparaizo.pdf3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Olimpio Junior, Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770479T3pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Healy, Siobhan Victoria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700939E3pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6pt_BR
dc.creatorParaizo, Ricardo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236989J9pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-08T13:22:06Z-
dc.date.available2016-07-07-
dc.date.available2016-07-08T13:22:06Z-
dc.date.issued2012-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1746-
dc.description.abstractIn this work we investigate the possibilities and limitations arising from the integrated use of educational videos and manipulation of concrete materials in high school geometry. The research was conducted, according to the grounded theory method, with twelve third-year high school participants from a public school of Minas Gerais, Brazil. The data collection and analysis focused on the concept of area of plane figures and on the concept of volume of solids. The study describes the perceptions and conceptions of the participants in relation to the aforementioned geometric concepts as well as to the methodological approach, and suggests that ludic dimension, interaction, context, etymology, image and sound quality, conciseness and clarity are the main elements to be observed in video productions addressing similar goals. The research also highlights as significant the manipulation of concrete materials by the participants as well as the mediator role of the teacher throughout the instructional process.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho investigamos as possibilidades e limitações emergentes da utilização integrada de vídeos didáticos e da manipulação de materiais concretos no ensino de geometria no Ensino Médio. A pesquisa, conduzida segundo os critérios da grounded theory, foi realizada com doze participantes do terceiro ano de uma escola pública de Minas Gerais. A coleta e a análise dos dados tiveram como foco os conceitos de área de figuras planas e de volume de sólidos. O estudo descreve as percepções e concepções dos participantes em relação aos conceitos geométricos supra-referidos e à abordagem metodológica utilizada, e sugere que o ludismo, a interação, a contextualização, a etimologia, a qualidade de imagem e som, a concisão e a clareza são os principais elementos a serem observados em vídeoproduções com objetivos similares ao investigado. A pesquisa destaca ainda o papel significativo da manipulação de materiais concretos pelos participantes, assim como o papel mediador do professor, ao longo de todo o processo instrucional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectVídeo educativopt_BR
dc.subjectManipulação de materiais concretospt_BR
dc.subjectÁreas de regiões planaspt_BR
dc.subjectVolumes de sólidos geométricospt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectEducational videospt_BR
dc.subjectManipulation of concrete materialspt_BR
dc.subjectAreas of plane regionspt_BR
dc.subjectVolumes of geometric solidspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino de geometria espacial com utilização de vídeos e manipulação de materias concretos – um estudo no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.