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Clase: Dissertação
Título : Programa de gestão dos resultados do SIMAVE/PROEB destinado a professores da rede municipal de Barbacena
Autor(es): Ferreira, Dayse Maria Campos
Orientador: Oliveira , Lina Kátia Mesquita de
Miembros Examinadores: David, Marcus Vinicius
Resumo: Este Plano de Ação tem por objetivo analisar a forma como se dá a gestão dos resultados do Simave/Proeb no âmbito das escolas municipais de Barbacena, MG. Buscou-se verificar, através de uma pesquisa, se há a apropriação dos resultados por parte dos profissionais da educação, no sentido de que esses resultados se convertam em práticas pedagógicas voltadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada no âmbito da rede municipal, por meio de questionário aplicado a professores e entrevistas realizadas com gestores. Também foram entrevistados profissionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação-Caed, sobre a importância da apropriação de resultados das avaliações externas por parte dos profissionais da educação. O estudo teve como base teórica sites oficiais que divulgam dados sobre indicadores educacionais e autores que evidenciam aspectos relevantes sobre as dimensões da avaliação educacional, como Souza, Lück, e outros. A pesquisa apontou para o fato de que os resultados das avaliações externas, em especial do Simave/Proeb, não são utilizados como instrumentos pedagógicos que contribuem para a adoção de práticas pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades mínimas a serem consolidadas pelos alunos. Desta forma, propõem-se um Programa de Gestão dos Resultados do Simave/Proeb, a ser efetivado pelos supervisores pedagógicos atuantes nas escolas municipais, de forma que os resultados das avaliações sejam constantemente analisados e utilizados em prol da melhoria da qualidade da educação.
Resumen : This plan of action aims to analyze the management process of the results of SIMAVE/PROEB within the municipal schools of Barbacena, MG. The intention was to check if the education professionals adapt to these results, in the sense that these results turn into teaching practices aimed at improving the teaching and learning process. The research was conducted within the municipal network, through a questionnaire applied to teachers and interviews with managers. There were also interviews with professionals from the Center for Public Policy and Education Evaluation-CAED, about the importance of education professionals adapting to the results of external assessment. The study used as theoretical basis official websites that publish data on educational indicators and authors that show relevant aspects on the dimensions of educational assessment, such as Souza, Lück, and others. The research pointed out the fact that the results of external evaluations, particularly SIMAVE/PROEB, are not used as pedagogical tools that contribute to the adoption of more effective teaching practices to develop the minimum skills that are to be consolidated by the students. Thus, we propose a Results Management Program for SIMAVE/PROEB, to be put into effect by educational supervisors working in the municipal schools, so that the results of evaluations are constantly reviewed and used in improving the quality of education.
Palabras clave : Avaliação externa
Apropriação de resultados
Simave/Proeb
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1737
Fecha de publicación : 18-jul-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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