Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1737
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daysemariacamposferreira.pdf870 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira , Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1David, Marcus Vinicius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.creatorFerreira, Dayse Maria Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456454J1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-05T16:21:39Z-
dc.date.available2016-06-29-
dc.date.available2016-07-05T16:21:39Z-
dc.date.issued2012-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1737-
dc.description.abstractThis plan of action aims to analyze the management process of the results of SIMAVE/PROEB within the municipal schools of Barbacena, MG. The intention was to check if the education professionals adapt to these results, in the sense that these results turn into teaching practices aimed at improving the teaching and learning process. The research was conducted within the municipal network, through a questionnaire applied to teachers and interviews with managers. There were also interviews with professionals from the Center for Public Policy and Education Evaluation-CAED, about the importance of education professionals adapting to the results of external assessment. The study used as theoretical basis official websites that publish data on educational indicators and authors that show relevant aspects on the dimensions of educational assessment, such as Souza, Lück, and others. The research pointed out the fact that the results of external evaluations, particularly SIMAVE/PROEB, are not used as pedagogical tools that contribute to the adoption of more effective teaching practices to develop the minimum skills that are to be consolidated by the students. Thus, we propose a Results Management Program for SIMAVE/PROEB, to be put into effect by educational supervisors working in the municipal schools, so that the results of evaluations are constantly reviewed and used in improving the quality of education.pt_BR
dc.description.resumoEste Plano de Ação tem por objetivo analisar a forma como se dá a gestão dos resultados do Simave/Proeb no âmbito das escolas municipais de Barbacena, MG. Buscou-se verificar, através de uma pesquisa, se há a apropriação dos resultados por parte dos profissionais da educação, no sentido de que esses resultados se convertam em práticas pedagógicas voltadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada no âmbito da rede municipal, por meio de questionário aplicado a professores e entrevistas realizadas com gestores. Também foram entrevistados profissionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação-Caed, sobre a importância da apropriação de resultados das avaliações externas por parte dos profissionais da educação. O estudo teve como base teórica sites oficiais que divulgam dados sobre indicadores educacionais e autores que evidenciam aspectos relevantes sobre as dimensões da avaliação educacional, como Souza, Lück, e outros. A pesquisa apontou para o fato de que os resultados das avaliações externas, em especial do Simave/Proeb, não são utilizados como instrumentos pedagógicos que contribuem para a adoção de práticas pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades mínimas a serem consolidadas pelos alunos. Desta forma, propõem-se um Programa de Gestão dos Resultados do Simave/Proeb, a ser efetivado pelos supervisores pedagógicos atuantes nas escolas municipais, de forma que os resultados das avaliações sejam constantemente analisados e utilizados em prol da melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectSimave/Proebpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma de gestão dos resultados do SIMAVE/PROEB destinado a professores da rede municipal de Barbacenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.