Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17375
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
krishnaedmurdesouzachagas.pdf1.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A obra de José de Alencar: expressão conservadora diante dos problemas do segundo reinado
Autor(es): Chagas, Krishna Edmur De Souza
Orientador: Fortes, Ronaldo Vielmi
Miembros Examinadores: Arbia, Alexandre Aranha
Miembros Examinadores: Rezende, Claudinei Cássio de
Resumo: A produção ideológica nacional é objeto relativamente tardio se comparado com a história da produção de pensamento da humanidade. Oficialmente independente em 1822, os primeiros passos dos pensadores brasileiros são dados em meados do século XIX. É esse o cenário do nosso objeto de estudo. José de Alencar foi um dos principais nomes desse primeiro momento da produção ideológica brasileira, a partir de sua contribuição na literatura. Através de seus romances, o autor chega à posteridade como um dos pioneiros da literatura nacional, e talvez por isso, ainda hoje muito lido. Enquadrado pelos críticos literários e comentaristas no interior do pensamento conservador, nos debruçamos sobre sua obra com o objetivo de evidenciar qual a especificidade do pensamento de José de Alencar. Analisamos sua produção como romancista – onde o autor mais se destaca e pela qual é reconhecido –, e mais especificamente Lucíola e Senhora, dois romances urbanos em que o autor se propõe a construir obras capazes de evidenciar o quadro geral da vida na corte fluminense durante o período do Segundo Reinado. Através de uma análise imanente das obras foi possível concluir que Alencar se vale de sua obra literária para emitir suas opiniões de mundo pessoais, demonstrando em seus textos uma posição conservadora marcada por uma visão de mundo limitada, incapaz de compreender os avanços que a humanidade vinha alçando durante a era moderna. Localizando Alencar no quadro da vida social do Brasil do século XIX, é possível encontrar uma correspondência entre o pensamento do autor, e a defesa do regime escravista de exploração do trabalho para a exportação de mercadorias. A partir da compreensão do pensamento de Alencar, debatemos ainda a difundida caracterização do autor como romântico, traçando paralelos entre a produção do autor e o romantismo europeu. Acreditamos que esse trabalho pode contribuir para se pensar os primeiros passos do pensamento conservador brasileiro, que ainda hoje - evidentemente de outras formas - segue sendo predominante no quadro ideológico nacional.
Resumen : National ideological production is a relatively late object compared to the history of humanity's production of thought. Officially independent in 1822, the first steps of Brazilian thinkers were taken in the mid-19th century. This is the scenario of our object of study. José de Alencar was one of the main names in this first moment of Brazilian ideological production, based on his contribution to literature. Through his novels, the author reaches posterity as one of the pioneers of national literature, and perhaps for this reason, he is still widely read today. Framed by literary critics and commentators within conservative thought, we look at his work with the aim of highlighting the specificity of José de Alencar's thought. We analyze his production as a novelist – where the author stands out most and for which he is recognized –, and more specifically Lucíola and Senhora, two urban novels in which the author proposes to construct works capable of highlighting the general picture of life in the court of Rio de Janeiro during the period of the Segundo Reinado. Through an immanent analysis of the works, it was possible to conclude that Alencar uses his literary work to express his personal opinions on the world, demonstrating in his texts a conservative position marked by a limited worldview, incapable of understanding the advances that humanity was making rising during the modern era. Locating Alencar within the framework of social life in Brazil in the 19th century, it is possible to find a correspondence between the author's thoughts and the defense of the slave regime of labor exploitation for the export of goods. From the understanding of Alencar's thought, we also debate the widespread characterization of the author as romantic, drawing parallels between the author's production and european romanticism. We believe that this work can contribute to thinking about the first steps of Brazilian conservative thought, which even today - evidently in other ways - continues to be predominant in the national ideological framework.
Palabras clave : José de Alencar
Conservadorismo
Romântico
Literatura
Conservantism
Romantic
Literature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17375
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons