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dc.contributor.advisor1Fortes, Ronaldo Vielmi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246136488678674pt_BR
dc.contributor.referee1Arbia, Alexandre Aranha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981381368160714pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Claudinei Cássio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120520597159844pt_BR
dc.creatorChagas, Krishna Edmur De Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2270337308314234pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T15:28:00Z-
dc.date.available2024-09-16-
dc.date.available2024-09-20T15:28:00Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17375-
dc.description.abstractNational ideological production is a relatively late object compared to the history of humanity's production of thought. Officially independent in 1822, the first steps of Brazilian thinkers were taken in the mid-19th century. This is the scenario of our object of study. José de Alencar was one of the main names in this first moment of Brazilian ideological production, based on his contribution to literature. Through his novels, the author reaches posterity as one of the pioneers of national literature, and perhaps for this reason, he is still widely read today. Framed by literary critics and commentators within conservative thought, we look at his work with the aim of highlighting the specificity of José de Alencar's thought. We analyze his production as a novelist – where the author stands out most and for which he is recognized –, and more specifically Lucíola and Senhora, two urban novels in which the author proposes to construct works capable of highlighting the general picture of life in the court of Rio de Janeiro during the period of the Segundo Reinado. Through an immanent analysis of the works, it was possible to conclude that Alencar uses his literary work to express his personal opinions on the world, demonstrating in his texts a conservative position marked by a limited worldview, incapable of understanding the advances that humanity was making rising during the modern era. Locating Alencar within the framework of social life in Brazil in the 19th century, it is possible to find a correspondence between the author's thoughts and the defense of the slave regime of labor exploitation for the export of goods. From the understanding of Alencar's thought, we also debate the widespread characterization of the author as romantic, drawing parallels between the author's production and european romanticism. We believe that this work can contribute to thinking about the first steps of Brazilian conservative thought, which even today - evidently in other ways - continues to be predominant in the national ideological framework.pt_BR
dc.description.resumoA produção ideológica nacional é objeto relativamente tardio se comparado com a história da produção de pensamento da humanidade. Oficialmente independente em 1822, os primeiros passos dos pensadores brasileiros são dados em meados do século XIX. É esse o cenário do nosso objeto de estudo. José de Alencar foi um dos principais nomes desse primeiro momento da produção ideológica brasileira, a partir de sua contribuição na literatura. Através de seus romances, o autor chega à posteridade como um dos pioneiros da literatura nacional, e talvez por isso, ainda hoje muito lido. Enquadrado pelos críticos literários e comentaristas no interior do pensamento conservador, nos debruçamos sobre sua obra com o objetivo de evidenciar qual a especificidade do pensamento de José de Alencar. Analisamos sua produção como romancista – onde o autor mais se destaca e pela qual é reconhecido –, e mais especificamente Lucíola e Senhora, dois romances urbanos em que o autor se propõe a construir obras capazes de evidenciar o quadro geral da vida na corte fluminense durante o período do Segundo Reinado. Através de uma análise imanente das obras foi possível concluir que Alencar se vale de sua obra literária para emitir suas opiniões de mundo pessoais, demonstrando em seus textos uma posição conservadora marcada por uma visão de mundo limitada, incapaz de compreender os avanços que a humanidade vinha alçando durante a era moderna. Localizando Alencar no quadro da vida social do Brasil do século XIX, é possível encontrar uma correspondência entre o pensamento do autor, e a defesa do regime escravista de exploração do trabalho para a exportação de mercadorias. A partir da compreensão do pensamento de Alencar, debatemos ainda a difundida caracterização do autor como romântico, traçando paralelos entre a produção do autor e o romantismo europeu. Acreditamos que esse trabalho pode contribuir para se pensar os primeiros passos do pensamento conservador brasileiro, que ainda hoje - evidentemente de outras formas - segue sendo predominante no quadro ideológico nacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectJosé de Alencarpt_BR
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectRomânticopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectConservantismpt_BR
dc.subjectRomanticpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA obra de José de Alencar: expressão conservadora diante dos problemas do segundo reinadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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