Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17316
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação e trabalho interprofissional em saúde: perspectiva de docentes de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais
Autor(es): Cunha, Letícia Cândida da
Orientador: Bonomo, Larissa de Freitas
Miembros Examinadores: Nunes, Lélia Cápua
Miembros Examinadores: Detoni, Kirla Barbosa
Resumo: Objetivou-se compreender a perspectiva de docentes dos cursos da área da saúde de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais sobre a educação e o trabalho interprofissional em saúde. Trata-se de estudo transversal de abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados por meio de questionário on-line e grupos focais. Responderam ao questionário 41 docentes e destes, 12 participaram do grupo focal. A maioria dos participantes concordaram que a educação interprofissional envolve a aprendizagem compartilhada entre diferentes profissões para o desenvolvimento de competências colaborativas. A partir da análise temática dos grupos focais, emergiram seis categorias: compreensão do conceito; vivências e experiências; competências profissionais; estratégias metodológicas de ensino- aprendizagem-avaliação; potencialidades e fragilidades da Instituição de Ensino Superior. Reconhece-se que a educação interprofissional incorporada no processo formativo de futuros profissionais de saúde ainda se constitui como um desafio para as instituições formadoras.
Resumen : The aim of this study was to understand the perspective of health care teachers from a public higher education institution in Minas Gerais regarding education and interprofessional work in health. This is a cross-sectional study with a quantitative and qualitative approach, with data collection through an online questionnaire and focus groups. Forty-one teachers responded to the questionnaire, and of these, 12 participated in the focus group. Most participants agreed that interprofessional education involves shared learning between different professions for the development of collaborative skills. From the thematic analysis of the focus groups, six categories emerged: understanding of the concept; experiences; professional skills; teaching- learning-evaluation methodological strategies; strengths and weaknesses of the higher education institution. It is recognized that interprofessional education incorporated into the training process of future health professionals still constitutes a challenge for training institutions.
Palabras clave : Educação interprofissional
Educação superior
Docentes
Práticas interdisciplinares
Interprofessional education
Higher education
Faculty
Interdisciplinary placement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17316
Fecha de publicación : 28-ago-2024
Aparece en las colecciones: Farmácia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons