https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17316
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educação e trabalho interprofissional em saúde: perspectiva de docentes de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais |
Autor(es): | Cunha, Letícia Cândida da |
Orientador: | Bonomo, Larissa de Freitas |
Miembros Examinadores: | Nunes, Lélia Cápua |
Miembros Examinadores: | Detoni, Kirla Barbosa |
Resumo: | Objetivou-se compreender a perspectiva de docentes dos cursos da área da saúde de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais sobre a educação e o trabalho interprofissional em saúde. Trata-se de estudo transversal de abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados por meio de questionário on-line e grupos focais. Responderam ao questionário 41 docentes e destes, 12 participaram do grupo focal. A maioria dos participantes concordaram que a educação interprofissional envolve a aprendizagem compartilhada entre diferentes profissões para o desenvolvimento de competências colaborativas. A partir da análise temática dos grupos focais, emergiram seis categorias: compreensão do conceito; vivências e experiências; competências profissionais; estratégias metodológicas de ensino- aprendizagem-avaliação; potencialidades e fragilidades da Instituição de Ensino Superior. Reconhece-se que a educação interprofissional incorporada no processo formativo de futuros profissionais de saúde ainda se constitui como um desafio para as instituições formadoras. |
Resumen : | The aim of this study was to understand the perspective of health care teachers from a public higher education institution in Minas Gerais regarding education and interprofessional work in health. This is a cross-sectional study with a quantitative and qualitative approach, with data collection through an online questionnaire and focus groups. Forty-one teachers responded to the questionnaire, and of these, 12 participated in the focus group. Most participants agreed that interprofessional education involves shared learning between different professions for the development of collaborative skills. From the thematic analysis of the focus groups, six categories emerged: understanding of the concept; experiences; professional skills; teaching- learning-evaluation methodological strategies; strengths and weaknesses of the higher education institution. It is recognized that interprofessional education incorporated into the training process of future health professionals still constitutes a challenge for training institutions. |
Palabras clave : | Educação interprofissional Educação superior Docentes Práticas interdisciplinares Interprofessional education Higher education Faculty Interdisciplinary placement |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17316 |
Fecha de publicación : | 28-ago-2024 |
Aparece en las colecciones: | Farmácia - Campus GV |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons